AERO Magazine
Busca

Mais sanções

Aeroportos britânicos barram venda de slots de companhias aéreas da Rússia

Slots de companhias russas em aeroportos do Reino Unido estão avaliados em mais de US$ 60 milhões


Governo britânico tenta evitar que a Rússia lucre cifras milionárias com os principais aeroportos da região - Divulgação
Governo britânico tenta evitar que a Rússia lucre cifras milionárias com os principais aeroportos da região - Divulgação

Como mais uma consequência das sanções aplicadas pelo ocidente, após a invasão da Ucrânia, o governo do Reino Unido proibiu as companhias aéreas da Rússia de vender slots (horários de pouso e decolagem) em aeroportos da região, alguns dos mais movimentados da Europa.

Os slots em terminais como Heathrow (LHR) e Gatwick (LGW), em Londres, são muito disputados por terem capacidade restrita e valem cifras milionárias. Estima-se que os utilizados por aéreas russas estejam avaliados em £ 50 milhões de libras (R$ 308,4 milhões). Desde fevereiro, aviões russos já estavam proibidos de sobrevoar o espaço aéreo ou de pousar em aeroportos britânicos.

"Enquanto Putin continuar seu bárbaro ataque à Ucrânia, continuaremos a atacar a economia russa”, segundo a Ministra das Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, em nota oficial, nesta quinta-feira (19).  "Hoje estamos nos certificando de que eles não podem lucrar com seus disputados slots de desembarque em nossos aeroportos”, concluiu.

Em resposta à crescente onda de sanções, o Kremlin tomou várias medidas para tentar manter suas companhias aéreas com o mínimo de operacionalidade, como o registro de aeronaves de propriedade estrangeira, o que forçou grandes empresas de arrendamento a abater o valor das unidades que haviam sido alugadas para aéreas russas, e editou um decreto sobre a certificação de peças e aeronaves.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Marcel Cardoso
Publicado em 19/05/2022, às 08h35


Mais Notícias