Nos próximos três anos, o aeroporto Santos Dumont receberá investimentos de R$ 400 milhões para sua modernização
O Ministério dos Portos e Aeroportos anunciou ontem (2), que o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, receberá investimentos de R$ 400 milhões até 2027, com o intuito de modernizar o terminal.
Os investimentos incluem a implantação do sistema Engineered Material Arresting System (EMAS) para parada de aeronaves, que tem como objetivo reduzir a possibilidade de acidentes e aumentar a segurança dos passageiros. Ele contará com áreas de segurança nas cabeceiras da pista de pouso e decolagem.
Outras melhorias incluem a reforma e ampliação das salas de embarque e desembarque remotas, modernização dos sanitários, ampliação do sistema de TV e vigilância (STVV), substituição de escadas rolantes e elevadores, e a implementação de um novo sistema de inspeção de bagagens despachadas.
Parte dos recursos também será destinada à melhoria da pista de taxiamento de aeronaves, com o objetivo de garantir uma infraestrutura compatível com as necessidades operacionais atuais e futuras, além de reduzir os custos de manutenção dos pavimentos do aeroporto.
“Começamos agora esse grande plano de investimentos aqui no Santos Dumont, que vai melhorar toda a infraestrutura aeroportuária, para, cada vez mais, recebermos bem o turista que vem para o Rio de Janeiro, e também a população do estado”, disse Silvio Costa Filho, Ministro dos Portos e Aeroportos.
Além disso, uma reunião entre Costa Filho, Rogério Barzellay, presidente da Infraero, estatal que administra o terminal e autoridades do poder executivo estadual e muncipal está prevista para ocorrer até dezembro para discutir o crescimento da aviação no estado.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 03/09/2024, às 10h24