AERO Magazine
Busca

Recuperação constante

Aeroporto de Guarulhos registrou 2,94 milhões de passageiros em janeiro

Crescimento de 28,7% demonstra retomada das viagens, mas ainda está distante dos números pré-pandemia


Aeroporto de Guarulhos atende atualmente 29 destinos internacionais - Divulgação
Aeroporto de Guarulhos atende atualmente 29 destinos internacionais - Divulgação

O aeroporto de Guarulhos (GRU Airport), o principal do Brasil, registrou em janeiro um movimento de 2,94 milhões de passageiros, alta de 28,7% quando comparado ao ano passado. Contudo, o movimento ainda é 30,5% inferior ao mesmo mês de 2020, período pré-pandemia.

Com a alta na demanda por comércio eletrônico, assim como itens para cadeias de suprimentos e itens farmacêuticos, o Terminal de Cargas (Teca), se mantém na liderança de volume de cargas, com 22,6 mil toneladas transportadas em janeiro de 2022.

Voos nacionais

Do total de 2,94 milhões de passageiros que passaram em janeiro pelo GRU Airport,  2,32 milhões estavam em voos nacionais, que representaram uma média diária de 521 pousos e decolagens. No comparativo com o ano passado, a movimentação apresenta um crescimento de 16,6%, quando passaram pelo aeroporto 1,99 milhões de passageiros com destinos nacionais. Já a comparação com mesmo período de 2020, ainda apresenta um recuo de 21,4%.

Voos internacionais

Ainda que o movimento internacional tenha crescido em todo o mundo, as restrições de viagens e incertezas ainda mantém o tráfego abaixo do resultado expressivo dos voos domésticos.

O tráfego internacional foi responsável por 22% do volume total de passageiros transportados no aeroporto em janeiro, com aproximadamente 19.800 viajantes diários. Em comparação com o mesmo período de 2021, houve expressivo crescimento de 110,2%, quando passaram apenas 9.400 mil passageiros por dia. Por outro lado, na mesma base de comparação de 2020, a redução é de 51,7% quando a média diária era de 41.000 passageiros com destinos internacionais.

No pré-crise o GRU Airport contava com 50 destinos internacionais, mas com a redução global da malha o total atual é de apenas 29 destinos*, operados por 29 empresas aéreas. Ainda que o número atual represente 58% da malha anterior de 2020, o resultado ainda mostra os fortes impactos da pandemia no transporte aéreo internacional.

*Os voos internacionais partindo do GRU Airport são: Addis Ababa, Amsterdã, Assunção, Atlanta, Bogotá, Buenos Aires, Chicago, Cidade do México, Cancun, Assunção, Cidade do Panamá, Dallas, Doha, Dubai, Frankfurt, Houston, Istambul, Lisboa, Madrid, Miami, Montevidéu, Newark, Nova York, Paris, Porto, Santa Cruz de La Sierra, Santiago, Zurique e Toronto.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 17/02/2022, às 15h00


Mais Notícias