Primeiro mundo

Aeroporto de Guarulhos está operando com novo ILS

Sistema modernizado oferece padrões mais elevados de segurança e permite ajuste remoto


ILS CAT III

Modernização do sistema ILS do aeroporto de Guarulhos ocorreu em paralelo as operações normais

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo anunciou a substituição do  sistemas de pouso por instrumentos (ILS) do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos.

O ILS é fundamental para dar uma orientação precisa ao avião durante a fase de aproximação final de uma determinada pista, sendo imprescindível em operações durante com condições meteorológicas adversas.

O ILS é dividido em dois subsistemas um mostra a orientação lateral do avião em relação à pista (Localizer) e o outro mostra o ângulo de descida ou orientação vertical (Glide Slope).

 A modernização do sistema começou em 2019, sendo conduzida em etapas para minimizar os impactos nas operações, especialmente em períodos do ano onde o uso do ILS é fundamental. Com objetivo de interferir o mínimo possível interferir nas operações do aeroporto mais movimentado do país, foi realizada uma  análise do histórico de tráfego aéreo e um levantamento sobre as condições da meteorologia ao longo de vários anos, ajudando a definir as melhores datas para troca do ILS.

A modernização e ampliação da categoria dos equipamentos deverá fornecer um incremento na segurança das operações de aproximação e pouso, permitindo agora que o ponto de decisão do piloto, ou seja, o momento que ele avalia se tem condições de pousar em sergurança, seja feito a 30 metros (100 pés) de altura e visibilidade horizontal sobre a pista de 175 metros.

Os novos ILS agregam ainda a capacidade de supervisão técnica à distância, outrora inexistente, que possibilitarão às equipes de manutenção realizar o acompanhamento e ajustes do sistema de forma remota. O equipamento ainda possibilitou a desativação do marcador médio e externo, que  ficam instalados a uma distância muito grande do aeroporto e que trazem frequentes problemas de manutenção e segurança local.

“Por uma questão de segurança e confiabilidade, todo auxílio à navegação aérea é submetido a uma série de testes técnicos antes de ser homologado e disponibilizado para a aviação geral”, explicou o Engenheiro Carlos Eduardo Moreira Ramos Schaefer, da Divisão Técnica da CISCEA.

Atualmente, o aeroporto de Guarulhos é o único no Brasil com ILS CAT III, que quando operando associado a um Sistema de Luzes de Aproximação (ALS), permite ao piloto da aeronave pousar sem enxergar a pista de pouso, através de um processo automático realizado pelo avião.

Por Gabriel Benevides

Publicado em 7 de Maio de 2021 às 15:00


Notícias notícias de aviação aeronave avião aviação ILS aeroporto Guarulhos Cumbica pouso por instrumento