Avião colapsou o trem de pouso dianteiro durante aterrissagem na pista principal do aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Um avião de pequeno porte teve ontem (1), problemas no trem de pouso durante aterrissagem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, interrompendo os pousos e decolagens por cerca de duas horas.
O fechamento temporário resultou no cancelamento de aos menos 23 voos até a manhã desta quinta-feira, enquanto outros 17 foram transferidos na noite anterior para os aeroportos de Guarulhos, na grande São Paulo; e Viracopos, em Campinas.
Por volta das 19h50 da quarta-feira, um Piper PA-42 Cheyenne matrícula PR-BZZ, colapsou o trem de pouso dianteiro quando pousava na pista principal 17R-35L, do aeroporto central de São Paulo, provocando a suspensão dos pousos e decolagens.
A Aena Brasil, administradora do terminal da capital paulista, liberou a pista por volta das 21h49. Para mitigar os efeitos do incidente, o aeroporto ficou aberto uma hora a mais que o permitido, até a meia-noite.
O PR-BZZ realizava o transporte aeromédico de Cuiabá, no Mato Grosso, para São Paulo. Nenhum ferimento foi relatado entre os ocupantes do avião de propriedade da Abelha Táxi Aéreo. O paciente foi retirado com segurança pela equipe médica do aeroporto.
A documentação do turboélice e da operadora está regularizada junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Investigações serão realizadas para determinar as possíveis causas do colapso do trem dianteiro da aeronave produzida em 1983, pela Piper Aircraft.
A Aena orienta os passageiros afetados a entrarem em contato com as companhias aéreas. As três principais companhias aéreas, Azul, Gol e Latam, estão reorganizando suas respectivas malhas e afirmam que estão prestando toda a assistência necessária aos seus passageiros
Por Wesley Lichmann
Publicado em 02/11/2023, às 12h15
+lidas