A Aeroflot mudou seus planos vai aumentar as encomendas do MS-21 como resposta às sanções internacionais
A Aeroflot anunciou avalia aumentar o pedido do jato Irkut MS-21 (MC-21, na sigla russa) de 270 para 339 unidades, o que ocorre após cancelar as encomendas de 89 aviões Superjet 100 e quarenta Tu-214.
Além disso, a companhia aérea russa está atualmente empenhada em substituir peças importadas do Ocidente por componentes fabricados localmente. De acordo com o site de notícias russo Kommersant, está sendo considerada a aquisição das variantes MS-21-300 e MS-21-200, mas sem revelar a quantidade de unidades.
"Dado que os prazos estão se estendendo, analisamos cuidadosamente o acordo com os fabricantes. Estamos falando de transformar todas as 339 aeronaves em MS-21", disse Sergei Alexandrovsky, CEO da Aeroflot.
Anteriormente, a Aeroflot havia planejado arrendar aviões MS-21, Superjets e Tu-214, sendo que os contratos para os Tu-214 não eram firmes devido à expectativa de uma atualização na cabine. Com o cancelamento das compras de Superjet e as exportações cada vez mais improváveis devido às sanções, surgem dúvidas sobre o futuro do já mal sucedido jato russo.
Desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, a aviação russa enfrenta diversos problemas relacionados às restrições de importação de peças. Isso levou o país a concentrar esforços para aumentar o número de entregas de MS-21 às empresas aéreas da região.
O redesign do MS-21, utilizando motores e outras peças domésticas, traz desafios significativos. Os projetistas estimam que o jato ficará quase seis toneladas mais pesado, além de enfrentar atrasos nas entregas e um alcance reduzido.
Por Micael Rocha
Publicado em 19/06/2024, às 08h14
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