AERO Magazine
Busca

Participe!

AERO Magazine lança projeto para divulgar fotos de spotters

Em parceria com 12 associações brasileiras, AERO Click Spotter vai compartilhar as melhores imagens no Instagram e no Facebook da revista e publicar a melhor do mês na edição impressa



Foto: Gilson Campos

Vista através das lentes de gente que ama o que clica, a aviação assume uma razão de ser especial. É difícil explicar o que move esse seleto grupo de fotógrafos. São devotos de um hobby que exige deles muito mais que habilidade técnica para enquadrar, focalizar e ajustar a exposição à luz da imagem que pretendem capturar. Com a paciência de um aviador analisando os detalhes de um voo, eles se postam no melhor lugar possível de um aeroporto – ou de seus arredores – para retratar as máquinas que lá pousam e decolam, muitas vezes com informações prévias de uma ou outra aeronave que ali estará. Não por acaso receberam uma designação autoexplicativa, spotters, ou observadores.

Dessa dedicação nasce o AERO Click Spotter, uma pareceria de AERO Magazine com a comunidade de spotters. Trata-se de um ambicioso projeto que tem como propósito original incentivar uma atividade de fomento da cultura aeronáutica e registro de sua história, preservando a memória de nosso transporte aéreo. Vamos publicar fotos de spotters no Instagram e no Facebook de AERO e escolher uma para sair na revista impressa todo mês.

A curadoria desse projeto tem a assinatura de 12 associações brasileiras, a Spotters do Brasil, a GIG ao Vivo, a Plane Spotter BH, a TMA Fortaleza, a BRA Spotters, a World Aviation Friends, a SP Spotter, a WL Spotter, a BrazilianSpotters, a Carioca Spotters, a TMA Teresina e a Brothers Spotting. Mas todos os spotters estão convidados a participar (veja abaixo como proceder). Queremos cada vez mais fotógrafos, do Brasil e do mundo, participem desse projeto e tenham oportunidade de ver seus cliques compartilhados por AERO Magazine.

“Aviões nunca saem feios na foto”, brinca o spotter Raphael Barbosa, de Teresina, no Piauí. “O ronco dos motores aguça nossos sentidos, e arrepia a pele. O aroma dos hangares também, do odor forte do querosene e dos fluídos hidráulicos ao cheiro do couro curtido dos bancos das aeronaves. Com o alcance dos zoons cada vez mais potentes de nossas lentes, construímos um amor, nem sempre compreendido, mas muito bem vivido”.

FRASES

“Aviação é a minha maior paixão, aquilo que me move. Fotografia, um hobby que sempre tive e cultivo até hoje. Comecei frequentando eventos e me aventurando nos arredores dos aeroportos. Sou do tipo que chega bem antes da hora do embarque, só para fazer novos cliques. E, melhor que ter minhas paixões reunidas, foram os amigos que fiz e faço, além de ajudar a manter viva a memória da aviação, fotografando aeronaves que entraram ou vão entrar para história e também a evolução dos nossos aeroportos e companhias aéreas”.
Gilson Campos, WAFBrasil - World Aviation Friends Brasil


“Aviação e fotografia: por que não unir essas duas paixões? Melhor ainda quando nos dá a oportunidade de fazer novos amigos! E, de quebra, ajudar a contar a história aeronáutica de nosso país, através de registros das aeronaves e suas diferentes versões, companhias que as operam e dos sítios aeroportuários. Essa é, para mim, a essência do spotting!” 
Ricardo Padovese, WFA – World Aviation Friends

“Por incentivo de meu pai, desde pequeno, colecionava revista e pequenos aviões. Sempre visitava o MUSAL e eventos aéreos civis e militares. Nas horas de lazer, saio sempre que possível para fotografar, sendo a maioria das vezes aeronaves. Fotografar e escutar o som dos belo e enormes motores, me faz bem”
Rafael David da Silva, WAF Brasil - World Aviation Friends

“Poder eternizar um pouso ou decolagem através da fotografia não tem preço! Sempre que alguém admira uma foto que faço, incentiva mais e mais a me dedicar ao spotting, a superar as dificuldades como enfrentar sol, chuva e idas na madrugada ao aeroporto! Nós, spotters, registramos aeronaves através de fotos e vídeos, e fazemos ao longo do tempo um grande acervo sobre a movimentação de cada aeroporto, servindo para quem gosta de apreciar aviação, inclusive rever companhias aéreas e aviões que não estão mais em operação”.
Janna Andrade, TMA Fortaleza

“O que me move a ir ao aeroporto fotografar é o prazer de admirar a máquina que um dia desejo comandar, conectando pessoas. Nós, spotters, somos amigos do aeroporto, promovemos encontros e, a cada foto, contando uma história. Sempre há uma história por trás das imagens. Seja o último voo de um avião ou algo que chame atenção”
Gustavo Andrade Peregrino, Plane Spotter BH

“O que me motiva e me alegra de pegar uma câmera e me aventurar nos aeroportos é saber que amanhã eu posso pilotar uma aeronave e ter pessoas me fotografando, se alegrando e se motivando com o spotting. Além de compartilharmos informações com pessoas de fora da aviação, mas que de certa forma querem entender sobre, compartilhamos o sorriso e a alegria de passar um dia fotografando, ou ‘spotteando’, como falamos, em meio a dificuldades que enfrentamos”
Jefferson Santana, Brothers Spotting

“O que leva alguém a ir ao aeroporto (ou seus arredores) com câmeras na mão, para fotografar aviões? Respondo: amor! Outros diriam paixão, mas sabemos que paixões são efêmeras. O amor, não: é coisa inata. Muitos não entendem. Acham perda de tempo, loucura, e não enxergam a poesia. Quem ama não se abraça às dificuldades para viver o amor, mas dá um jeito de contorná-las. No caso de Teresina, o sol escaldante o ano inteiro não impede o pessoal daqui de ‘bater o ponto’, como dizemos. É que, como amor, se deixarmos de fazer, o coração bate mais triste. Um sábado sem avião é um sábado sem cor. E a gente carrega esta paixão para onde for. Quando viajo, a câmera sempre vai junto”
Raphael Barbosa, TMA Teresina

PARA PARTICIPAR

  • Envie sua foto para: aeroclickspotters@gmail.com
  • Resolução: alta (300 dpi jpeg, pelo menos 2MB)
  • Dados: nome completo, RG e CPF
  • Crédito: nome a ser publicado no crédito da foto (se for diferente do nome completo) e associação de spotter da qual faz parte (se pertencer a alguma)  
  • Legenda: descrição da foto com o que mais achar importante sobre seu clique e, se possível, local onde foi tirada e dados da(s) aeronave(s) retratada(s)
  • Facultativo: telefones e endereços em redes sociais como Facebook e Instagram
  • Autorização de divulgação: ao mandar um e-mail para o projeto AERO Click Spotter, o spotter estará automaticamente assegurando que é o autor da imagem enviada e também autorizando sua divulgação por AERO Magazine em suas diferentes plataformas de comunicação, físicas e digitais, com o devido crédito e eventuais edições de texto de legenda. 
  • Regras: cada participante poderá enviar até duas fotos por mês e a publicação ou não das imagens ficará a critério dos curadores do projeto.  

Redação
Publicado em 12/12/2017, às 12h11 - Atualizado em 13/12/2017, às 11h05


Mais Notícias