AERO Magazine
Busca

Super Fat Albert Juliet

Acrobático Hercules dos Blue Angels será substituído

Time receberá um novos C-130J excedente do Reino Unido


C-130 Fat Albert dos Blue Angles em demonstração durante show aéreo | Imagem: Edmundo Ubiratan

Os Blue Angels, o tradicional time acrobático da Marinha dos Estados Unidos, deverá receber um breve um novo Fat Albert, o C-130 utilizado em apoio aos deslocamentos do grupo e que participa do show com manobras bastante audaciosas.

O Comando Naval de Sistemas Aéreos anunciou a aquisição de um C-130J Super Hercules, que substituirá o atual C-130T, em serviço desde 2002. O avião está sendo negociado como parte de um acordo com o Reino Unido, que está se desfazendo de parte de sua frota de Hercules dentro do plano de controle de gastos militares.

LEIA TAMBÉM

O C-130 apoia logisticamente os Blue Angels e ainda participa das demonstrações aéreas | Imagem: US Navy

O avião foi negociado por US$ 29,7 milhões, bastante inferior a uma aeronave nova de fábrica, motivo que levou ao acordo entre o Ministério da Defesa do Reino Unido e a marinha norte-americana. “O custo de aquisição da aeronave usadas e outras exigências de aeronavegabilidade é aproximadamente US$ 50 milhões menor do que de uma aeronave nova aeronave”, justificou em nota a Marinha dos Estados Unidos.

A aquisição da aeronave como excedente do Reino Unido se deve à alta taxa de operação e elevada demanda por ativos da marinha norte-americana, que impediu simplesmente retirar uma de suas aeronaves em serviço ativo e destina-la ao time acrobático.

O atual C-130T “Fat Albert” (BuNo 164763) voava com os Blue Angels desde 2002, tendo passado por uma extensa manutenção recentemente, mas foi aposentado definitivamente em maio, depois de voar mais de 30.000 horas em apoio à equipe.

Aproximação íngreme durante show aéreo | Imagem: Edmundo Ubiratan

O C-130 tem sido utilizado há várias décadas pelos Blue Angels, mas um dos destaques que tornou famoso o “Fat Albert” foi a decolagem assistida por foguetes realizada durante os shows aéreos até 2009, quando os últimos estoques dos sistemas JATO esgotaram

A AERO Magazine foi a primeira revista de aviação da América Latina a embarcar no Fat Albert, participando de uma apresentação aérea em abril de 2014. Na ocasião a Marinha já estudava um substituto ao veterano membro da equipe azul e amarelo. Por ora, os Blue Angels continuarão a utilizar provisoriamente um C-130J da Marinha dos Estados Unidos, mas mantendo a pintura cinza padrão. O avião temporário foi apelidado de “Ernie” pela equipe, que estará ativo até que substituição da aeronave seja concluída.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Santiago Oliver
Publicado em 26/06/2019, às 15h47 - Atualizado às 15h59


Mais Notícias