A queda de um Tupolev Tu-144 durante uma edição do Paris Air Show matou 14 pessoas a bordo e em solo
O acidente envolvendo um Tupolev Tu-144 durante o Paris Air Show de 1973 completou 50 anos, no último sábado (3).
O avião supersônico civil soviético fazia uma demonstração aérea quando se desintegrou em pleno ar, caindo nos arredores de Paris. A aeronave, de matrícula СССР-77102, era a segunda produzida.
Hoy hace 50 años un Tupolev Tu-144 explotaba en el aire en el Paris Air Show. Murieron sus 6 tripulantes y 8 personas en tierra. Ese modelo de avión nunca voló comercialmente.
— Sebastián Arias (@sebasarias2001) June 3, 2023
pic.twitter.com/qvgkUihkeR
Na ocasião, havia uma competição entre o Tu-144 e o Concorde, com o soviético garantindo o título de maior jato supersônico de passageiros do mundo. Mikhail Kozlov, piloto soviético, havia dito orgulhoso que iria superar o concorrente. "Apenas espere até nos ver voar. Então você vai ver uma coisa”, teria dito.
No último dia do show, o Concorde, que ainda não estava em produção em série, foi o primeiro a realizar o seu voo de demonstração, descrito posteriormente como pouco empolgante, o que, segundo relatos da época, teria motivado Kozlov a tentar mostrar o quão melhor o Tupolev seria.
Mais de 250 mil pessoas testemunharam a tragédia que começou quando o Tu-144 fez o que parecia ser uma aproximação para o pouso, com o trem de pouso baixado e travado e os canards estendidos. Na sequência, com todos os quatro motores em potência máxima, ele subiu rapidamente, ficando pouco abaixo de 2.000 pés (600 m) e fez um mergulho íngreme. Ao tentar sair desta atitude, a tripulação que contava com potência máxima nos motores, realizou uma manobra bastante agressiva e toda a estrutura se desintegrou, possivelmente por ter superado o limite estrutural da fuselagem.
An engine malfunction caused a rapid ascent and the plane stalled at 2,000 feet (610m), then immediately plummeted to the ground. 15 houses are destroyed, 14 people are killed, and 60 people are severely injured. pic.twitter.com/nxwAJYMlpM
— 1973 Live (@50YearsAgoLive) June 3, 2023
Os destroços atingiram quinze casas, matando as seis pessoas que estavam a bordo e outras oito em solo. Outras sessenta vítimas tiveram ferimentos graves.
O acidente ajudou a determinar a curta vida operacional do Tupolev Tu-144, que voou em alguns poucos voos domésticos na União Soviética devido a seus problemas constantes e custo elevado. em maio de 1978, um vazamento de combustível em outra aeronave provocou um incêndio em uma das asas, provocando o seu pouso forçado em um campo na região de Moscou, matando dois engenheiros de voo que estavam a bordo. Em seguida, as operações com o modelo foram suspensas.
Ao longo de cerca de dez anos, dezesseis aeronaves foram fabricadas e apenas 102 voos comerciais foram realizados, dos quais 55 transportaram passageiros.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 05/06/2023, às 06h32
+lidas