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A competição que terminou em tragédia

Acidente com Tupolev Tu-144 no Paris Air Show completou 50 anos

A queda de um Tupolev Tu-144 durante uma edição do Paris Air Show matou 14 pessoas a bordo e em solo


Divulgação
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O acidente envolvendo um Tupolev Tu-144 durante o Paris Air Show de 1973 completou 50 anos, no último sábado (3).

O avião supersônico civil soviético fazia uma demonstração aérea quando se desintegrou em pleno ar, caindo nos arredores de Paris. A aeronave, de matrícula СССР-77102, era a segunda produzida.

Na ocasião, havia uma competição entre o Tu-144 e o Concorde, com o soviético garantindo o título de maior jato supersônico de passageiros do mundo. Mikhail Kozlov, piloto soviético, havia dito orgulhoso que iria superar o concorrente. "Apenas espere até nos ver voar. Então você vai ver uma coisa”, teria dito. 

No último dia do show, o Concorde, que ainda não estava em produção em série, foi o primeiro a realizar o seu voo de demonstração, descrito posteriormente como pouco empolgante, o que, segundo relatos da época, teria motivado Kozlov a tentar mostrar o quão melhor o Tupolev seria.

Mais de 250 mil pessoas testemunharam a tragédia que começou quando o Tu-144 fez o que parecia ser uma aproximação para o pouso, com o trem de pouso baixado e travado e os canards estendidos. Na sequência, com todos os quatro motores em potência máxima, ele subiu rapidamente, ficando pouco abaixo de 2.000 pés (600 m) e fez um mergulho íngreme. Ao tentar sair desta atitude, a tripulação que contava com potência máxima nos motores, realizou uma manobra bastante agressiva e toda a estrutura se desintegrou, possivelmente por ter superado o limite estrutural da fuselagem. 

Os destroços atingiram quinze casas, matando as seis pessoas que estavam a bordo e outras oito em solo. Outras sessenta vítimas tiveram ferimentos graves. 

O acidente ajudou a determinar a curta vida operacional do Tupolev Tu-144, que voou em alguns poucos voos domésticos na União Soviética devido a seus problemas constantes e custo elevado. em maio de 1978, um vazamento de combustível em outra aeronave provocou um incêndio em uma das asas, provocando o seu pouso forçado em um campo na região de Moscou, matando dois engenheiros de voo que estavam a bordo. Em seguida, as operações com o modelo foram suspensas.

Ao longo de cerca de dez anos, dezesseis aeronaves foram fabricadas e apenas 102 voos comerciais foram realizados, dos quais 55 transportaram passageiros.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 05/06/2023, às 06h32


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