Uma pesquisa revelou que 61% dos brasileiros ainda se sentem seguros ao viajar de avião
Uma pesquisa revelou que 61% dos brasileiros ainda se sentem seguros ao viajar de avião, mesmo após o acidente envolvendo um ATR 72 da Voepass Linhas Aéreas, há quase um mês, no interior de São Paulo.
O levantamento feito pela Zoox Smart Data, empresa brasileira de tecnologia e inovação em Data Science & Analytics, e conduzido entre os dias 19 e 20 de agosto, com 26.354 entrevistados, também mostrou que 38% dos brasileiros têm alguma insegurança em relação ao transporte aéreo. No entanto, 67% afirmaram não ter medo de voar, enquanto 33% disseram que têm.
O avião é considerado o meio de transporte mais seguro por 56% dos entrevistados, superando carros (30%), ônibus (13%) e motos (6%). Esses dados corroboram com uma pesquisa da Universidade de Harvard, que aponta que apenas um em cada 1,2 milhão de voos pode sofrer um acidente, com uma chance de uma em 11 milhões de ser fatal. Em comparação, as chances de um acidente de carro são 200.000 vezes maiores.
“Essa pesquisa comprova a confiança dos brasileiros no transporte aéreo. O desenvolvimento tecnológico do mercado aeronáutico está sempre em evolução. Esperamos poder contribuir de alguma forma para que as empresas trabalhem de maneira mais assertiva com o uso dessas informações”, disse Rafael de Albuquerque, fundador e CEO da Zoox Smart Data.
Apesar de o transporte aéreo ser considerado o mais seguro, 41% dos entrevistados declararam que não pretendem viajar de avião. Entre os participantes, 21% planejam utilizar o transporte aéreo dentro de um mês, outros 21% até o final deste ano, e 17% já têm viagens programadas para 2025.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 05/09/2024, às 09h30