William Anders, astronauta da Apollo 8 que fez a primeira missão em órbita da Lua, morreu em um acidente aéreo nos EUA
Um acidente envolvendo um Beechcraft A45, no estado norte-americano de Washington, matou hoje (7), o astronauta William Anders, que fez parte da missão Apollo 8, a primeira que fez uma órbita em torno da Lua, em 1968.
Anders, de 90 anos, era o único ocupante da aeronave, que caiu no mar, nos arredores de San Juan Islands. A confirmação do óbito foi informada por seu filho, Gregory Anders, à CNN dos Estados Unidos.
In 1968, during Apollo 8, Bill Anders offered to humanity among the deepest of gifts an astronaut can give. He traveled to the threshold of the Moon and helped all of us see something else: ourselves. He embodied the lessons and the purpose of exploration. We will miss him. pic.twitter.com/wuCmfHpu3g
— Bill Nelson (@SenBillNelson) June 8, 2024
“Em 1968, durante a Apollo 8, Bill Anders ofereceu à humanidade um dos presentes mais profundos que um astronauta pode dar. Ele viajou até o limiar da Lua e ajudou todos nós a ver outra coisa: nós mesmos. Ele incorporou as lições e o propósito da exploração. Sentiremos sua falta”, disse Bill Nelson, administrador da agência espacial norte-americana (NASA), em uma rede social.
William Anders foi formado na Academia Naval dos Estados Unidos e, posteriormente, piloto da força aérea do país (USAF). Ele serviu em esquadrões de interceptação do Comando de Defesa na Califórnia e na Islândia e foi responsável pelo gerenciamento de programas de proteção de reatores de energia nuclear e de efeitos de radiação.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 08/06/2024, às 00h54
+lidas