AERO Magazine
Busca

A350 XWB realiza com sucesso prova de ingestão de água

Teste faz parte da campanha de certificação e comprova capacidades em pista molhada


A Airbus noticiou que realizou com sucesso os testes de ingestão de água do A350 XWB, dando continuidade ao processo de certificação. Durante esses testes em Istres, na França, a aeronave MSN004, percorreu áreas que continham pelo menos 22 mm de água, em diversas velocidades, começando a 60 nós e aumentando, sucessivamente, até cerca de 140 nós, visando comprovar suas capacidades para de operar em pistas molhadas.

Este teste mostra como a aeronave se comportaria em uma pista inundada e verifica se nem a água sob o avião e nem a aspersão, gerada pelo trem de pouso dianteiro, entrará nos motores ou na APU. Para o teste, a “vala d’água” foi criada aplicando sulcos na superfície da pista e tiras de borracha foram inseridas nesses sulcos para reter a água. A zona inundada tinha 100 metros de comprimento por 29 metros de largura. Conforme planejado, a aeronave realizou operações para testar várias situações, incluindo o uso de empuxo reverso. Os resultados serão analisados pelo Escritório de Projetos da Airbus para prever diversos cenários operacionais típicos.

Segundo a Airbus, o processo de certificação do A350 deverá ocorre no terceiro trimestre de 2014. A entrada em serviço acontecerá no quarto trimestre, voando pela Qatar Airways. Os quatro primeiros A350 já acumularam cerca de 1.600 horas de teste em mais de 350 voos. A frota de voos de teste será complementada pela quinta aeronave, a MSN005, nas próximas semanas.

Redação
Publicado em 12/05/2014, às 16h33 - Atualizado às 16h34


Mais Notícias