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Bancada de testes

747 voou com cinco motores, sendo três diferentes

O 747 utilizado pela Rolls-Royce como bancada de testes voou com cinco motores, sendo três deles diferentes


Boeing 747 decolou com três RB211, um Trent 1000 (motor maior) e um Pearl 10X (motor menor) - Rolls-Royce
Boeing 747 decolou com três RB211, um Trent 1000 (motor maior) e um Pearl 10X (motor menor) - Rolls-Royce

A campanha de ensaios da Rolls-Royce contou com inusitado voo com um Boeing 747-200 equipado com cinco motores, sendo três modelos diferentes. Além dos três propulsores originais RB211, o avião estava equipado com um Trent 1000 e um Pearl 10X, este último o motivo do voo.

A Rolls-Royce iniciou a campanha de ensaios em voo com o novo motor Pearl 10X, que será destinado ao futuro jato de negócios de ultralongo alcance Dassault Falcon 10X. A plataforma de testes, o 747-200, está conduzindo também ensaios com o Trent 1000, demonstrando assim a capacidade do fabricante em obter diversos parâmetros e dados de testes simultâneos para sua nova geração de motores.

O Boeing 747, conhecido tecnicamente como banco de testes de voo (FTB, na sigla em inglês) é responsável por avaliar o comportamento dinâmico e em condições reais de voo dos propulsores em uma ampla variedade de situações.

O início dos testes de voo do programa Pearl 10X é considerado um importante marco para a Rolls-Royce, que tem ampliado seus investimentos no crescente mercado de aviação executiva. O Pearl 10X é o mais novo membro da família Pearl, utilizado em diversos jatos de negócios, contudo, sendo o primeiro motor Rolls-Royce a equipar um avião executivo da Dassault.

Os voos de teste são conduzidos a partir de Tucson, no Arizona, onde a Rolls-Royce conta com um importante centro de ensaios, onde pilotos e engenheiros de testes de voo testarão o motor nos próximos meses.

Segundo a Rolls-Royce ao longo dos próximos meses serão realizadas verificações de desempenho do motor e manuseio em várias velocidades e altitudes, testes do sistema antigelo da nacele, bem como testes de vibração do fan em várias altitudes e condições operacionais.

“Estamos entusiasmados em entrar nesta importante fase do programa de desenvolvimento dos motores com o início de nossa campanha de testes de voo. Todos os testes concluídos até o momento confirmam a confiabilidade do motor e mostram que ele atenderá aos requisitos de desempenho para impulsionar o Falcon 10X, o carro-chefe da Dassault”, comentou Philipp Zeller, vice-presidente sênior da Dassault Aviação Executiva.

Além disso, o programa de desenvolvimento inclui testes do novo combustor ALM, que promete emissões de poluentes ultrabaixas e validação do uso com combustível renovável de aviação (SAF), que é uma premissa do projeto desde o início. Também serão avaliados a nova caixa de velocidades, que permite melhor rendimento do motor, que nas bancas de testes superou os níveis de empuxo planejados.

Redação
Publicado em 05/04/2024, às 15h00


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