AERO Magazine
Busca

Quase um ano no chão

737 MAX só deverá voltar a voar na Europa no primeiro semestre de 2020

Autoridades europeias devem recertificar o modelo em janeiro e retomada dos voos dependerá da capacidade das empresas aéreas


Europa só deverá retomar os voos com o 737 MAX em meados do primeiro semestre de 2020

O retorno das operações do Boeing 737 MAX na Europa só devem ocorrer no primeiro trimestre de 2020, sem uma data especifica. A EASA, a agência de aviação civil europeia, afirmou que deverá aprovar em janeiro a recertificação do avião, o que deve ocorrer após análise dos processos realizado pela Boeing.

A Boeing acredita que deverá obter a aprovação da FAA para retomada dos voos comerciais com o 737 MAX até o final de dezembro de 2019, mas a entrada em serviço do avião dependerá da capacidade das empresas aéreas em realizarem as mudanças exigidas e os processos de manutenção adequados.

LEIA TAMBÉM

Mesmo após a FAA aprovar as mudanças realizadas no projeto, inclusive nos processos de treinamento dos pilotos, a EASA deverá manter sua posição de utilizar parâmetros próprios. O temor é que no passado um vício na metodologia aplicada pelas autoridades dos Estados Unidos comprometeu a segurança. Além disso, as falhas na certificação apontadas pelos investigadores afetaram a eficiência e confiança na certificação baseada em acordos bilaterais.

A EASA deverá realizar alguns ensaios adicionais, incluindo avaliações em simuladores e testes em voo, antes de autorizar a retomada dos voos com o 737 MAX na Europa. Recentemente as autoridades europeias realizaram uma auditoria nos procedimentos e alterações realizados no software do sistema MCAS da aeronave. O processo ocorreu nas instalações da Rockwell Collins, responsável pelo desenvolvimento do software utilizado no avião.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 06/11/2019, às 00h00 - Atualizado às 01h47


Mais Notícias