Workshop destaca inovações em simulação para o setor aeroespacial em São Paulo

Altair e VirtualCAE promovem, em São José dos Campos, o Workshop CFD do Futuro, com foco em simulação avançada para o setor aeroespacial

Por Marcel Cardoso Publicado em 21/08/2025, às 17h59

Altair e VirtualCAE promovem encontro técnico com especialistas da Embraer e AeroRiver sobre simulação aerodinâmica avançada - Altair

O setor aeroespacial brasileiro realiza na próxima quarta-feira (26), o Workshop CFD do Futuro: Acelerando Desenvolvimentos com Simulação Avançada de Dinâmica dos Fluidos Computacional, no Parque de Inovação Tecnológica, em São José dos Campos/SP.

O evento presencial é promovido pela Altair, empresa do ramo de inteligência computacional, em parceria com a VirtualCAE, com foco em aerodinâmica externa e inovações para acelerar o desenvolvimento de projetos por meio da simulação CFD.

Relevância estratégica

Segundo Felipe Mazzer, chairperson do workshop e gerente de Relacionamento Aeroespacial e Defesa da Altair, a iniciativa acompanha a transformação em curso no setor.

A Altair e a VirtualCAE têm desenvolvido soluções específicas para as companhias que atuam no Brasil, como o Altair FlightStream, tecnologia que simplifica e acelera análises aerodinâmicas”, disse.

Ele destacou ainda a escolha do local: “O Parque de Inovação Tecnológica é estratégico para a indústria aeroespacial e de defesa, reunindo áreas da engenharia que atuam com tecnologias avançadas em CFD e otimização de projetos com baixíssimo custo computacional”.

Inovação nacional

A AeroRiver terá participação com destaque. Felipe Bortolete, diretor da empresa, apresentará as soluções de engenharia que viabilizaram o desenvolvimento do primeiro veículo de efeito solo do Brasil.

A aplicação do FlightStream em simulações de geometrias complexas garantiu resultados confiáveis em tempo recorde, permitindo o avanço do projeto”, disse Bortolete.

aviação Embraer São José dos Campos CFD setor aeroespacial Aeroriver Altair Altair FlightStream simulação aerodinâmica veículo de efeito solo VirtualCAE

Leia também

Aviões da Embraer vão voar para Aspen
Startup de eVTOL brasileira usará plataforma da Altair