Vibra passa a distribuir combustível de aviação sustentável no Brasil

Vibra torna-se a primeira empresa a importar SAF em escala comercial para o Brasil, iniciando novo cilclo de sustentabilidade no Setor Aéreo

Por Gabriel Benevides Publicado em 25/03/2025, às 18h37

-

A Vibra Energia anunciou a disponibilidade do Combustível de Aviação Sustentável (SAF) no Brasil, com a importação do biocombustível para a base localizada no Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG), no Rio de Janeiro. O SAF, produzido a partir de óleo de cozinha usado (UCO – Used Cooking Oil), é uma das fontes de menor intensidade de carbono, contribuindo para a redução de até 80% nas emissões de gases de efeito estufa, quando comparado ao combustível de aviação convencional.

A base no aeroporto Tom Jobim recebeu recentemente a certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification), que garante o rastreamento da sustentabilidade da cadeia de fornecimento do SAF, desde a matéria-prima até a distribuição. Esse processo é realizado pela BR Aviation, unidade da Vibra responsável pelo abastecimento de aeronaves.

Com essa iniciativa, a Vibra se torna a primeira empresa a importar o SAF em escala comercial para o Brasil e a disponibilizá-lo para comercialização. "Ser a primeira empresa a trazer o SAF em escala comercial para o Brasil e disponibilizar esse produto para nossos clientes no mercado nacional nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com a descarbonização", afirmou Marcelo Bragança, vice-presidente executivo de operações da Vibra.

A comercialização do SAF visa atender à crescente demanda por soluções sustentáveis no setor de aviação, com a empresa em conversas avançadas com companhias aéreas comerciais e executivas. O SAF será misturado com o combustível de aviação convencional em uma proporção inicial de 10% de SAF e 90% de combustível fóssil. A previsão é que, futuramente, a porcentagem de SAF possa ser aumentada até 50%, conforme as normas internacionais.

O processo de importação e distribuição do SAF durou cerca de 10 meses, com o envio de 23 isotanques contendo 550 mil litros de SAF do porto de Antuérpia, na Bélgica, para o Rio de Janeiro, marcando o início da comercialização. Essa operação foi viabilizada após o primeiro Book & Claim da América Latina, realizado em parceria com a Gol, em junho de 2024.

A empresa está preparada para expandir a oferta de SAF, utilizando sua infraestrutura em mais de 90 aeroportos brasileiros e sua expertise para entregar soluções seguras e competitivas. Além disso, a certificação ISCC fortalece a reputação da Vibra como líder em soluções sustentáveis, permitindo sua atuação em novos mercados.

SAF Descarbonização Sustentabilidade Setor Aéreo mercado de aviação biocombustíveis Vibra aviação brasileira combustível de aviação sustentável transição energética ISCC

Leia também

Os altos custos da descarbonização e os desafios da transição energética na aviação
Gol lançou iniciativa para compensação de combustível sustentável de aviação