O transporte aéreo de cargas perigosas terá padrões globais, após acordo entre IATA e ICAO
Por Marcel Cardoso Publicado em 23/01/2024, às 19h26
As duas maiores organizações da aviação internacional irão definir e implementar padrões mundiais para o transporte aéreo de cargas perigosas.
O acordo sobre o tema, entre a Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) e a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), foi celebrado em Genebra, na Suíça.
As primeiras orientações sobre o transporte de cargas perigosas em aviões pela IATA datam de 1956, com atualizações e a elaboração de padrões sendo feitas até 1984, quando a ICAO implementou o Anexo 18, que descreve os princípios gerais para o transporte internacional destes tipos de produtos, por meio de uma abordagem mais formal e regulatória.
“O acordo garante que as mercadorias perigosas vão continuar a ser manuseadas de acordo com os padrões mais elevados aplicáveis globalmente”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.
O documento Technical Instructions For The Safe Transport of Dangerous Goods by Air (Instruções Técnicas para o Transporte Seguro de Artigos Perigosos por Via Aérea) amplia as disposições básicas do Anexo 18 e contém todas as instruções detalhadas necessárias para o transporte aéreo internacional seguro de mercadorias perigosas. Além disso, fornece aos Estados orientações sobre inspeção e supervisão.