Tecnam recebeu certificação para o novo P-Mentor

O fabricante italiano Tecnam vai iniciar a entrega de seus primeiros P-Mentor, após a certificação de tipo Parte 23 da FAA

Por Micael Rocha Publicado em 10/05/2024, às 11h27

Primeiras entregas da aeronave que foi certificada pelo FAA começarão em breve - Divulgação

A Tecnam anunciou a obtenção da certificação de tipo (Parte 23) pela agência reguladora da aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) para o monomotor P-Mentor, permitindo a entrega dos primeiros vinte aviões para a HCH Aviation, fortalecendo sua parceria com uma universidade do Texas.

A certificação Parte 23  é importante para garantir a aeronavegabilidade de aeronaves leves, abrangendo modelos de até dezenove assentos. A mais recente chancela confirma que o P-Mentor atende aos rigorosos padrões de desenvolvimento, montagem e operação segura exigidos pela autoridade aeronáutica.

Características do P-Mentor

Destinado primordialmente à instrução aérea, o P-Mentor da Tecnam é ideal desde treinamentos iniciais até fases mais avançadas. O modelo vem equipado com aviônicos Garmin G3X sensíveis ao toque (touchscreen), adequados para treinamento de voo por instrumentos. As atualizações estão em linha com as recentes alterações das normativas CS-23 EASA e da FAA.

Além das funcionalidades voltadas para a educação aeronáutica, o P-Mentor inclui uma hélice de passo variável e um trem de pouso retrátil (em modo simulado), com a opção de adicionar paraquedas balísticos. Equipado com o motor Rotax 912is, o monomotor consome, segundo dados oficiais, treze litros de combustível por hora em regime econômico, possibilitando até dez horas de voo contínuo.

EUA FAA Certificação Aeronavegabilidade Garmin Tecnam aviônicos eficiência Federal Aviation Administration P-Mentor HCH Aviation

Leia também

Conheça os 7 monomotores a pistão favoritos do agronegócio
Tecnam apresenta nova geração do P2006T