Aviador ejeta logo após cruzar rampa do porta-aviões
Por André Magalhães Publicado em 29/11/2021, às 18h10 - Atualizado às 19h23
O acidente do dia 17 foi o primeiro com um F-35B inglês | Foto: Royal Navy
Um vídeo que está circulando na internet mostra o momento em que um piloto de F-35B, ejeta ao decolar de um porta-aviões. A filmagem em questão faz uma referência ao F-35B britânico que caiu no Mar Mediterrâneo, no último dia 17 de novembro.
A filmagem publicada no twitter de Seb H, um comentarista de defesa, mostra o F-35B decolando de um porta-aviões, que poderia ser o HMS Queen Elizabeth, da Marinha Real Britânica, e quando o caça passa pelo ski ramp, o piloto aciona o punho de ejeção.
Well thank God he is still with us! That’s all I can say. pic.twitter.com/YtL6f0BFAm
November 29, 2021
Não foi confirmado que a filmagem é do caça acidentado, no entanto, é visível que a aeronave aparenta estar com baixa velocidade para a decolagem.
Real Força Aérea Australiana aposenta antigos caças F/A-18 Hornet
Alguns dias após o acidente, circulou na web que o caça estaria com uma capa de chuva vermelha teria sido um fator para a queda da aeronave, os relatos informaram que uma dessas capas foi vista boiando após o ocorrido do dia 17.
Uma investigação para apurar as causas do acidente com o F-35B no Mar Mediterrâneo já foi iniciada pelas autoridades competentes.
Reino Unido é uma dos principais países operadores do F-35 Lightning II | Foto: Royal Navy
Para recuperar o caça, antes que os russos possam fazer isso, um temor por parte do Reino Unido, foi solicitado por parte dos ingleses um pedido de ajuda aos Estados Unidos para resgatar o valioso caça de 5º geração do fundo do mar.
Apesar de ter sido a primeira queda de um F-35B inglês, não é o primeiro que caiu no mar. Em abril de 2019 um F-35A Força de Auto Defesa do Japão (JASDF, na sigla em inglês), caiu, matando o piloto.