Aposentados

Real Força Aérea Australiana aposenta antigos caças F/A-18 Hornet

Durante mais de 30 anos os caças aturam em diversas missões internacionais


 F/A-18 Hornet da RAAF

Os dois primeiros F/A-18 Hornet, entregues em 1985, realizaram 13 reabastecimentos em voo entre os EUA e a Austrália  | Foto: RAAF

A Real Força Aérea Australiana (Raaf) aposentou seus antigos caças F/A-18A/B Hornet, após mais de trinta anos de serviço na defesa aérea.

Para registrar essa conclusão de uma era, a Raaf realizou uma cerimônia, nesta segunda-feira (27), na base aérea de Williamtown , com a presença do ministro da Defesa e de convidados.

Os Hornet australianos estavam operando desde 1985, ao todo foram 75 unidades adquiridas pelo governo australiano.

"O Hornet tem sido uma aeronave excepcional, excepcional porque foi tripulada e cuidada por homens e mulheres da RAAF, por pilotos, engenheiros, técnicos, logísticos e muitos outros funcionários de apoio", escreveu Peter Dutton, ministro da Defesa, em sua conta oficial no Twitter.

Ao longo dos anos de serviço,  os F-18 da Austrália atuaram em diversas missões, inclusive da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

 Os clássicos caças serão substituídos por 75 caças furtivos F-35A, da fabricante norte-americana Lockheed Martin. Além disso, a Raaf ainda é equipada com algumas unidades do F/A-18 E/F Super Hornet.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães

Publicado em 29 de Novembro de 2021 às 12:10


Notícias notícias de aviação aeronave avião aviação f-18 hornet raaaf austrália eua boeing