Durante mais de 30 anos os caças aturam em diversas missões internacionais
Os dois primeiros F/A-18 Hornet, entregues em 1985, realizaram 13 reabastecimentos em voo entre os EUA e a Austrália | Foto: RAAF
A Real Força Aérea Australiana (Raaf) aposentou seus antigos caças F/A-18A/B Hornet, após mais de trinta anos de serviço na defesa aérea.
Para registrar essa conclusão de uma era, a Raaf realizou uma cerimônia, nesta segunda-feira (27), na base aérea de Williamtown , com a presença do ministro da Defesa e de convidados.
Os Hornet australianos estavam operando desde 1985, ao todo foram 75 unidades adquiridas pelo governo australiano.
Mesmo com economia global em crise a aviação executiva cresceu em 2021
"O Hornet tem sido uma aeronave excepcional, excepcional porque foi tripulada e cuidada por homens e mulheres da RAAF, por pilotos, engenheiros, técnicos, logísticos e muitos outros funcionários de apoio", escreveu Peter Dutton, ministro da Defesa, em sua conta oficial no Twitter.
Ao longo dos anos de serviço, os F-18 da Austrália atuaram em diversas missões, inclusive da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
The @AusAirForce's 100-year history is a story of people, of places, and of aircraft. Today, after serving our nation with great distinction for more than three decades, we said farewell to the Classic Hornet. pic.twitter.com/cGzzG4qxIK
— Peter Dutton (@PeterDutton_MP) November 29, 2021
Os clássicos caças serão substituídos por 75 caças furtivos F-35A, da fabricante norte-americana Lockheed Martin. Além disso, a Raaf ainda é equipada com algumas unidades do F/A-18 E/F Super Hornet.
Por André Magalhães
Publicado em 29/11/2021, às 12h10 - Atualizado às 12h15
+lidas