O simulador de voo nível D possibilitará o treinamento de um vasto leque de emergências e operações militares
Por André Magalhães Publicado em 16/06/2023, às 12h18
A Embrear inaugurou o primeiro simulador de voo destinado ao C-390 Millennium. O centro. de treinamento fica na unidade Eugênio de Melo, nos arredores de São José dos Campos, no interior de São Paulo.
O simulador nível D permite a instrução completa dos futuros pilotos, contando com todos os requisitos técnicos para simulação de falhas complexas, doutrinas de voo, entre outros.
A solenidade de inauguração do centro de treinamento contou com a presença de diversas autoridades, militares da FAB, da Força Aerea Portuguesa (FAP) e de representantes da alemã Rheinmetall, que desenvolveu o simulador de voo.
“O novo simulador de voo KC-390 atenderá à demanda de atuais e futuros clientes por treinamento básico e avançado de pilotos, contribuindo assim para a operação segura e eficaz da aeronave”, disse Johann Bordais, presidente & CEO da Embraer Serviços & Suporte.
"O simulador de voo KC-390, com qualificação D-level, inclui operação em condições normais e de emergência, um pacote para apoiar operações militares e mais de 350 simulações de falha. Além disso, o simulador é de fácil manutenção e confortável para o treinamento de pilotos", publicou a Embraer.
A FAB emprega atualmente seis unidades do avião, divididos em dois esquadrões, o Esquadrão Zeus em Anápolis, em Goiás; e o Esquadrão Gordo, no Rio de Janeiro. A FAB recebeu o sexto avião, com certificado de plena capacidade operacional (FOC, na sigla em inglês) e que foi destiado ao Esquadrão Zeus.
Ao todo, a FAB terá dezenove unidades do KC-390, que deverá ampliar a capacidade de transporte logistíco e estratégico, podendo realizar uma série de missões adicionais aos lendários C-130 Hercules.
Além do Brasil, as forças aéreas de Portugal, Hungria e Holanda selecionam a aeronave, que ao todo soma doze vendas no exterior. Sendo cinco para a Força Aérea Portuguesa, com a primeira unidade já entregue, os húngaros com mais dois e os holandeses com outros cinco.