Sérvia quer os drones turcos que têm feito estrago na Ucrânia

Drone truco Bayraktar TB2 tem obtido grandes êxitos em combates na Ucrânia

Por André Magalhães Publicado em 12/04/2022, às 13h10

Drone turco TB2 é capaz de transportar uma carga útil de 150kg - Divulgação

A Sérvia pediu à Turquia o fornecimento do veículo aéreo não tripulado (UAV ou drone) turco Bayraktar TB2. O presidente do país, Aleksandar Vucic, disse à jornalistas que pediu ao presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, algumas unidades do TB2.

“Dois dias atrás, em uma reunião com o presidente da Turquia Erdoğan, eu disse que queremos comprar Bayraktar da Turquia, e Erdoğan me prometeu que conseguiríamos”, disse o presidente ao portal de notícias klix.ba.

O emprego bem-sucedido dos drones turcos usados pelos ucranianos contra as forças russas na guerra parece estar pesando a favor para a venda do TB2. A Ucrânia tem usado o UAV contra comboios russos, onde são utilizados mísseis ar-superfície.

Além do uso no território ucraniano, o TB2 também já foi utilizado pelo Catar, Azerbaijão e Polônia, sendo que este último foi a primeira nação da aliança militar da Otan a adquirir o drone turco.

O presidente sérvio Vucic chegou a elogiar o desempenho do TB2 em cenários reais de combates pelo mundo.

O Bayraktar TB2 se destaca pela capacidade de transportar uma carga útil de 150kg, pelo teto operacional de 27.000 pés e por uma autonomia de voo de 24h.

Rafale para a Sérvia:

O país dos Bálcãs quer investir no fortalecimento de sua força aérea e isso inclui a aquisição de novos caças e o francês Dassualt Rafale é uma considerável opção.

O governo já havia demonstrado interesse na aquisição do Rafale. Ao todo seriam 12 unidades novas e outras 12 de segunda mão, ressaltou o presidente sérvio. A tática está sendo empregada pela Croácia que está comprando Rafales usados.

Caças Rafale tiveram uma tímida venda internacional no passado, mas agora é umdos principais caças no mercado exterior- Divulgação

 

As vendas internacionais do Rafale estão em alta, países como: Egito, Índia, Grécia, Catar, Croácia e Indonésia, já estão recebendo ou prestes a receber as primeiras unidades.

Atualmente, a força aérea da Sérvia opera o caça Soko J-22, uma aeronave para missões de ataque ao solo e reconhecimento, desenvolvido em parceria pela antiga Iugoslávia e a Romênia, além de algumas unidades do caça Mig-29B Fulcrum e Mig 21UM, ambos de fabricação russa.

 

aeronave notícias de aviação avião aviação Rússia Turquia Ucrânia Drone Sérvia guerra TB2

Leia também

Ucrânia afirma ter abatido moderno drone russo na guerra
EUA poderão ter drone com capacidade de atacar o inimigo de forma autônoma