Segundo KC-30 foi entregue para a FAB

Novos KC-30 deverão ampliar a capacidade estratégica da FAB e no futuro deverão ser convertidos em reabastecedores

Por André Magalhães Publicado em 04/11/2022, às 08h50

A Azul Linhas Aéreas foi a responsável pela aquisição das aeornaves para a força aérea - FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu ontem (3) o segundo Airbus KC-30, de registro FAB 2902, que será operado pelo Esquadrão Corsário, sediado na base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

A aeronave chegou ao Brasil em outubro, mas só ontem foi entregue oficialmente a FAB. Anteriormente, o avião passou por um processo de revisão, pintura na Europa, sendo aceito pelos militares quando ainda etsava nos Estados Unidos.

#KC30

A FAB recebeu hoje (03/11), na Base Aérea do Galeão, a segunda aeronave KC-30, que integrará o 2°/2° GT (Esquadrão Corsário) e, em breve, será capaz de realizar missões de Reabastecimento em Voo (REVO).#AsasQueProtegemOPaís #MRTT pic.twitter.com/X2txV7461a

— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) November 3, 2022

Conforme esperado o Esquadrão Corsário foi escolhido para ser responsável pela operação dos dois KC-30, os maiores aviões já operados pela FAB. Embora o número seja limitado, é considerado realista dentro da realidade orçamentária e operacional do Brasil.

O Corsário tem um histórico operacional na operação de aeronaves de grande porte, inicialmente com os Boeing KC-137 e mais recentemente com um único Boeing C-767. 

Ao todo a FAB adquiriu as dois Airbus A330-200, através de um acordo firmado com a Azul Linhas Aéreas, que foi responsável pela venda das aeronaves usadas.

Embora sejam chamado pela FAB de KC-30, nenhum dos dois aviões tem capacidade de realizar missões de reabastecimento em voo ou transporte logístico padrão militar. A capacidade de reabastecer outras aeronaves em voo ocorrerá apenas após um processo de modificação para o padrão MRTT. Este trabalho deverá ser feito na unidade da Airbus, na Espanha, e deverá durar cerca de 18 meses.

A conversão dependerá de uma futura licitação internacional, que ainda não tem prazo para ocorrer.Assim que concluído, o avião de fato poderá cumprir missões de reabastecimento em voo, o que é caracterizado pela letra "K", bem como é previsto que poderá até mesmo realizar voos como UTI Aérea, através de um kit especial, entre outros objetivos.

O KC-30 ainda poderá ser usado como avião VIP, em deslocamentos presidenciais ao redor do mundo.

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