Desenvolvido para competir com Airbus e Boeing, o MS-21 aposta no motor PD-14 para fortalecer a aviação russa
Por Gabriel Benevides Publicado em 24/02/2025, às 22h27
A empresa estatal russa United Engine Corporation (UEC), subsidiária da Rostec, anunciou o início das entregas em série do motor PD-14 para o avião Yakovlev MS-21 (MC-21, em russo).
Inicialmente planejado para operar com motores ocidentais Pratt & Whitney PW1400G, o MS-21 foi impactado por sanções internacionais, levando a Rússia a priorizar a versão MS-21-310, equipada com os motores nacionais PD-14.
O PD-14 é uma peça fundamental no esforço da Rússia para reduzir a dependência de tecnologia estrangeira e fortalecer sua indústria aeroespacial, principalmente para competir com modelos ocidentais como o Airbus A320neo e o Boeing 737 MAX.
Além disso, o PD-14 conta com lâminas de titânio e um revestimento avançado, tornando-o competitivo e adequado para o MS-21. Esse é o primeiro motor turbofan de grande porte desenvolvido e produzido inteiramente na Rússia moderna.
O Yakovlev MS-21 é um avião comercial russo de corredor único, projetado para transportar entre 163 e 211 passageiros. A aeronave se destaca pelo uso de materiais compostos avançados, uma cabine espaçosa e tecnologias aerodinâmicas inovadoras, reforçando a ambição da Rússia de competir no mercado global da aviação comercial.