Dentro do processo de nacionalização completa do MS-21 a Rússia abriu uma nova linha de produção para componentes estruturais
A Rússia avança nos planos de iniciar a produção em série do futuro MS-21 (MC-21, em russo), o primeiro avião comercial de médio porte desenvolvido após o declínio da União Soviética.
A unidade aeroestruturas da Sokol, localizada em Nizhny Novgorod, deverá produzir a seção atrás da antepara de pressão traseira, localizada abaixo da do vertical fin e que fica acoplada ao estabilizador horizontal.
Segundo a United Aircraft (OAK) a unidade fabril foi selecionada devido a elevada demanda de outras empresas aeronáuticas russas após fevereiro de 2022. A escolha ocorreu após avaliação da capacidade fabril da Sokol e a necessidade de nacionalizar diversos componentes que originalmente seriam construídos por parceiros no exterior.
O MS-21 foi lançado com foco em seguir os processos ocidentais, com grande parte dos componentes e sistemas sendo produzidos por empresas globais. A mesma estratégia foi parcialmente adotada no então SSJ 100, o primeiro avião regional russo após o período soviético, assim como pelos chineses com o C919.
Contudo, as sanções ocidentais contra a Rússia, lançadas após a invasão do território da Ucrânia, inviabilizaram a manutenção das parcerias com empresas europeias e norte-americanas, exigindo um complexo reprojeto do avião.
Por ora, unidade Nizhny Novgorod da Sokol construirá apenas a seção de fixação do estabilizar vertical, montando demais componentes da seção recebida de outros fornecedores. A previsão é que, em uma segunda fase, a empresa terá capacidade para realizar o ciclo completo de montagem.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/10/2024, às 15h00
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