Britânicos correram contra o tempo para recuperar o valioso caça antes dos russos
Por André Magalhães Publicado em 09/12/2021, às 12h55
Esse foi o primeiro acidente com um F-35B do Reino Unido | Foto: Royal Navy
O Ministério da Defesa britânico (MoD) confirmou que conseguiu recuperar do fundo do mar o caça furtivo F-35B, que caiu no Mar Mediterrâneo, no dia 17 de novembro, após decolar do porta-aviões HMS Queen Elizabeth.
“As operações para recuperar o F-35 do Reino Unido no Mar Mediterrâneo foram concluídas com sucesso” e “não há perigo ou comprometimento de equipamentos sensíveis na aeronave”, disse o comunicado oficial do MoD publicado pelo jornal The Sun.
Para recuperar o caro e estratégico caça, o Reino Unido teve a ajuda das marinhas dos Estados Unidos e da Itália.
O temor era que os russos, que têm bases próximas ao local da queda, pudessem pegar o caça de 5º geração antes dos britânicos.
Após o ocorrido, alguns relatos deram conta que o motivo da queda do caça foi uma capa protetora usada para tampar a entrada de ar da aeronave quando a mesma está parada em solo. A proteção vermelha leva a famosa inscrição Remove Before Flight. Contudo, isso não foi confirmado oficialmente e as investigações seguem em andamento.
Um vídeo mostrando um caça F-35B caindo durante a decolagem, circulou a internet alguns dias depois do acidente. Na filmagem, que não teve confirmação oficial,é possível notar que o caça cai logo após passar pela rampa do porta-aviões, também aparece no vídeo o momento da ejeção do piloto.
Well thank God he is still with us! That’s all I can say. pic.twitter.com/YtL6f0BFAm
— Seb H (@sebh1981) November 29, 2021