Aeronaves serão enviadas ao país-sul americano após treinamento de militares na Inglaterra
Por André Magalhães Publicado em 04/02/2022, às 17h55
Aposentados E-3D Sentry britânicos serão substituidos pelos modernos Boeing E-7 Wedgetail | Foto: Divulgação
O Reino Unido confirmou a venda de dois aviões de alerta aéreo antecipado E-3D Sentry para a Força Aérea do Chile (Fach).
“Duas aeronaves E-3D Sentry serão transferidas para a força aérea chilena após um período de treinamento de militares chilenos no Reino Unido”, disse o governo britânico em nota publicada pelo site Flight Global.
Em janeiro fontes não reveladas já haviam confirmado que o Chile teria comprando o avião, mas não houve uma revelação oficial até então. Também foi divulgado que uma terceira aeronave seria adquirida para ser utilizada como fornecedor de peças de reposição, contudo, tal informação não foi confirmada oficialmente.
A Fach precisa de um novo avião radar, o país sul-americano tem apenas um EC-707 Cóndor, que foi recebido em 1995, sendo um projeto baseado em um clássico Boeing 707 modificado pela Israel Aircraft Industries (IAI).
Os E-3D Sentry foram aposentados pela real força aérea do Reino Unido em outubro de 2021. Os aviões-radares entraram em serviço em 1991, substituindo os veteranos Avro Shackleton AEW Mk 2.
Na América do Sul, apenas o Chile e o Brasil operam aeronaves com esta estratégica finalística. A Força Aérea Brasileira opera o E-99, um Embraer ERJ 145 modificado para missões militares deste tipo.