Qatar Airways poderá auxiliar financeiramente a Latam

Companhia árabe afirma que possui liquidez necessária para ampliar investimentos

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 11/06/2020, às 13h00 - Atualizado às 15h13

Qatar Airways afirma que possui liquidez para não necessitar de eventual socorro estatal pós-pandemia

A Qatar Airways reiterou sua intenção de poiar a reestruturação da Latam Airlines, que recentemente entrou com pedido de concordata nos Estados Unidos. A empresa ainda poderá apoiar a europeia IAG, controladora da British Airways e Iberia.

Em entrevista o CEO da Qatar, Akbar al Baker, afirmou que a intenção de investir em empresas aéreas estrangeiras não é apenas uma questão de rentabilidade de longo prazo, mas uma estratégia de mercado.

LEIA TAMBÉM

O executivo ainda ressaltou que a Qatar Airways não pretende solicitar nenhuma ajuda governamental, pois mantém a liquidez e capacidade de manter seus investimentos mesmo com a crise gerada pela pandemia global.

Todavia, a Qatar poderá atrasar o recebimento de novas aeronaves, visando ajustar a frota e os investimentos a nova demanda projetada para os próximos anos. A maior parte das empresas aéreas estudam reprogramas o recebimento de novas aeronaves e a substituição de modelos antigos.

A Qatar anteriormente já havia declarado que não pretende ampliar sua participação na Latam, podendo realizar investimentos com a possibilidade de receber os dividendos no médio prazo ao lado do pagamento da dívida. Em fevereiro, antes do fechamento das fronteiras em todo o mundo, a Qatar havia declarado que poderia ampliar a participação na Latam.

aeronave avião Latam EUA Qatar Airways IAG British Airways Chapter 11 Latam Brasil Iberia Akbar Al Baker notícia de aviação