Projeto quer homenagem obrigatória a Santos Dumont em todos os voos domésticos

A ideia do Projeto de Lei é valorizar o legado de Santos Dumont com homenagens obrigatórias nos voos domésticos

Por Micael Rocha Publicado em 27/03/2024, às 13h13

Proposta torna obrigatório citar Santos Dumont em voos nacionais - Divulgação FAB

Uma homenagem compulsória a Santos Dumont, pioneiro da aviação, poderá ser realidade no Brasil. Ao menos é o que diz o projeto de lei apresentado pelo deputado federal Pedro Aihara (PRD-MG).

O Projeto de Lei 675/24 foi apresentado ontem (26) e obriga a comissários ou comandantes de aeronaves em voos domésticos a realizarem falas que contenham homenagens a Santos Dumont ao menos uma vez durante o voo.

Pela proposta, a tripulação deverá ressaltar a importância do inventor como precursor da aviação e sua relevância na história da aviação mundial, incluindo que deverá ser “incentivando o orgulho nacional e o reconhecimento de sua contribuição para o progresso tecnológico”.

Para o deoutado a proposta deve ser considerada como um reconhecimento e valorização do legado do "Pai da Aviação" e patrono da aeronáutica brasileira. “Ao reconhecer seu legado, não apenas reafirmamos sua posição como o verdadeiro pioneiro da aviação, mas também celebramos sua contribuição para o progresso global neste campo crucial”, disse Aihara.

Segundo a Câmara dos Deputados, o texto será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania e, se aprovado, seguirá para votação.

Projeto de Lei Santos Dumont Câmara dos Deputados Pedro Aihara

Leia também

Deputado quer exigência de curso para comissários de voo
Projeto de Lei que libera cabotagem aérea é aprovado em comissão no Senado