A ideia do Projeto de Lei é valorizar o legado de Santos Dumont com homenagens obrigatórias nos voos domésticos
Por Micael Rocha Publicado em 27/03/2024, às 13h13
Uma homenagem compulsória a Santos Dumont, pioneiro da aviação, poderá ser realidade no Brasil. Ao menos é o que diz o projeto de lei apresentado pelo deputado federal Pedro Aihara (PRD-MG).
O Projeto de Lei 675/24 foi apresentado ontem (26) e obriga a comissários ou comandantes de aeronaves em voos domésticos a realizarem falas que contenham homenagens a Santos Dumont ao menos uma vez durante o voo.
Pela proposta, a tripulação deverá ressaltar a importância do inventor como precursor da aviação e sua relevância na história da aviação mundial, incluindo que deverá ser “incentivando o orgulho nacional e o reconhecimento de sua contribuição para o progresso tecnológico”.
Para o deoutado a proposta deve ser considerada como um reconhecimento e valorização do legado do "Pai da Aviação" e patrono da aeronáutica brasileira. “Ao reconhecer seu legado, não apenas reafirmamos sua posição como o verdadeiro pioneiro da aviação, mas também celebramos sua contribuição para o progresso global neste campo crucial”, disse Aihara.
Segundo a Câmara dos Deputados, o texto será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania e, se aprovado, seguirá para votação.