Projeto de lei que promove combustível sustentável na aviação vai à sanção

Projeto de lei do chamado ProBioQAV segue para sanção presidencial e promove o uso de SAF por operadores aéreos

Por Micael Rocha Publicado em 20/09/2024, às 06h01

Programa incentiva a pesquisa, produção e comercialização de combustível sustentável no Brasil - Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (18), o Projeto de Lei nº 528/2020, que cria o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação, o ProBioQAV.

A proposta, que agora segue para sanção presidencial, visa promover o uso de combustíveis sustentáveis na aviação civil brasileira a partir de 2027. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) terá papel central na regulamentação e fiscalização do uso de SAF (Combustível Sustentável de Aviação) pelos operadores aéreos. O órgão estabelecerá um mandato para a redução gradual das emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio do uso de combustíveis sustentáveis.

A medida busca atender aos compromissos do Brasil com a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO). O ProBioQAV incentiva a pesquisa, produção e comercialização de SAF, priorizando rotas de produção com menor intensidade de carbono.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também participará do programa, sendo responsável por definir os valores das emissões de carbono para cada rota de produção. ANAC e ANP firmaram um acordo de cooperação para atuar conjuntamente na implementação do ProBioQAV.

aviação SAF Anac ANP Aviação Civil combustível sustentável emissões de carbono ProBioQAV transição energética Projeto de Lei 528/2020

Leia também

Combustível sustentável de aviação terá linha de crédito do Bndes
Gol lançou iniciativa para compensação de combustível sustentável de aviação