Primeiro voo do Embraer E175 completou 20 anos

Hoje, o Embraer E175 detém 85% do mercado regional da América do Norte

Por Marcel Cardoso Publicado em 16/06/2023, às 09h01

O primeiro voo comercial do E175 aconteceu em 2005, nos Estados Unidos. - Divulgação

O primeiro voo do Embraer E175 completou 20 anos. A data foi comemorada na última quarta-feira (14). A aeronave de médio porte foi projetada especificamente para atender às demandas de rotas de curta e média distância dos Estados Unidos, atendendo especificamente as regras de escopo das empresas aéreas regionais.

O modelo possui capacidade máxima para até 88 passageiros, sendo hoje o principal avião regional a operar nas empresas aéreas norte-americanas.

 

Seu primeiro voo comercial aconteceu em 29 de julho de 2005, pela Republic Airlines, dos Estados Unidos. No Brasil, a extinta Trip Linhas Aéreas chegou voar brevemente com o modelo até ocorrer a fusão com a Azul.

Um dos aspectos técnicos notáveis do E175 é sua aerodinâmica. Com uma asa otimizada e uma estrutura leve, o avião oferece uma eficiência de voo ainda acima da média, sendo na época bastante notável. A primeira geração ainda incorporou winglets nas pontas das asas, que reduzem a resistência aerodinâmica e melhoram a eficiência no consumo de combustível.

O interior, em formato de dupla bolha, oferece assentos ergonomicamente projetados, garantindo conforto para os passageiros mesmo em longos períodos de voo. No cockpit, os pilotos têm acesso a sistemas de controle de voo eletrônicos, incluindo fly-by-wire, que fornecem informações precisas e em tempo real sobre a performance da aeronave. As telas de LCD integradas e a interface intuitiva possuem foco na eficiência e na segurança.

Em dezembro de 2019, foi lançada a versão E2 do E175, que incorporou mudanças significativas, como a inclusão dos motores Pratt & Whitney PW1700G e a ampliação da autonomia de voo, assim como controle de voo full fly-by-wire.

Hoje, o jato regional representa 85% do mercado da América do Norte, com mais de 500 unidades em operação em companhias como a American Airlines e a United Airlines, representadas por suas respectivas subsidiárias: a American Eagle e a United Express. 

Brasil Embraer EUA E2 Jato E175 E1

Leia também

Paris Air Show 2023 terá demonstração em voo do Embraer E195-E2 e KC-390
Embraer ERJ 145 deixará frota da American Airlines