Subsidiária regional da American Airlines encerrará operações do ERJ 145, jatos foram substituídos pelos E175, também da Embraer
A Envoy Air, subsidiária regional da American Airlines, vai aposentar no fim o Embraer ERJ 145, encerrando um período de mais de duas décadas de serviços prestados na empresa. Os jatos estão sendo substituídos pelos E175, que possuem maior capacidade e são mais eficientes.
Sob a marca American Eagle, a companhia aérea regional recebeu seu primeiro ERJ 145 em fevereiro de 1998. Atualmente apenas sete ERJ 145 são utilizados pela Envoy Air, cujo os últimos voos programados para quarta-feira (31).
No ápice de sua utilização, a transportadora chegou a operar com cerca de 128 aeronaves do modelo de cinquenta assentos, além de quarenta ERJ 135 e 59 ERJ 140.
Ao longo de mais de vinte anos, o ERJ 145 revolucionou o transporte regional, apoiando o crescimento do segmento, principalmente nos Estados Unidos, maior mercado áereo do mundo.
"No final deste mês nos despediremos com carinho da nossa frota de aeronaves Embraer 145 de 50 lugares. O E145 tem servido bem ao Envoy por muitos anos e estamos entusiasmados com a capacidade de focar em um único tipo de frota com nossa crescente frota de aeronaves Embraer 170/175", diz a Envoy em comunicado.
Em março, o grupo American Airlines anunciou a adição de seis E175, elevando sua frota de jatos da família E-Jet para 134, sendo 107 E175 e 20 E170. O modelo foi incorporado pela companhia em fevereiro de 2016, desde então é a principal aeronave utilizada pela Envoy.
Além de reduzir o custo unitário por assento e o consumo de combustível, os novos jatos aumentam o conforto do passageiros, disponibilizando acesso ao sistema Wi-Fi, tomadas e portas USB em cada um dos assentos.
Os E175 podem acomodar até 76 passageiros em duas classes, sendo doze assentos na executiva e 64 na econômica.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 29/05/2023, às 14h38
+lidas