Pelo segundo mês consecutivo a Airbus não registra novas encomendas

Ainda assim, no primeiro semestre fabricante europeu obteve novos contratos e realizou 196 entregas

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 10/07/2020, às 15h00 - Atualizado às 15h23

Família A320neo manteve grande parte das encomendas registradas antes da pandemia e obteve novos contratos no período

Pelo segundo mês consecutivo a Airbus não registrou nenhuma nova encomenda, algo inédito na história do fabricante europeu. Ainda assim, o último mês de junho apresentou uma ligeira melhora no total de entregas, com 36 aviões, sendo quatro de grande porte.

O saldo é positivo quando comparado aos meses anteriores, quando a Airbus realizou 24 entregas em maio, ante 14 em abril e outras 36 em março. Nos primeiros dois meses do ano, dias antes do anuncio da pandemia global, a Airbus havia registrado a entrega de 31 aeronaves em fevereiro e 55 em janeiro.

LEIA TAMBÉM

Conforme esperado, a maior parte das aeronaves entregues fazem parte da família A320neo, que somou 31 aviões, com os demais quatro sendo da família A350. Segundo relatório da Airbus, a China Express recebeu seu primeiro A320neo e a VivaAerobus incorporou a frota o seu primeiro A321neo.

Uma das notícias positivas é que dos quatro A350 entregues, todas foram para as companhias europeias, justamente as mais atingidas pela quarentena e que tiveram quase a total suspensão das operações entre março e meados de junho. Dois aviões foram destinados a Iberia, enquanto a Air France e SAS receberam uma aeronave cada.

Até o dia 30 de junho, a carteira de pedidos firmes da Airbus se mantinha estável, com 7.584 aeronaves encomendadas, sendo 6.108 referentes a família A320, que se destacou durante a crise por manter uma sólida base de pedidos. O gigante A380 manteve em junho os últimos oito pedidos, todos da Emirates. Ainda que seja o prenuncio do fim do avião, a notícia reflete a manutenção do total de encomendas da empresa árabe, que havia cogitado receber apenas os três aviões que já estão em produção, cancelando os outros cinco. Por ora, a carteira se manteve sem alterações. A All Nippon Airways (ANA) ainda confirmou o recebimento do terceiro e último A380 de seu modesto pedido. A empresa japonesa utiliza os dois A380 da frota exclusivamente nos voos para Honolulu, no Havaí, um dos mais populares destinos entre turistas japoneses.

O senão da Airbus foi o desempenho do A220, que é tido como uma das potenciais estrelas do catálogo, mas que teve apenas um avião entregue em junho, destinado a Air Canada. O modelo foi a maior aposta da Airbus no segmento de média capacidade, especialmente voltado para voos regionais. A família A220 compete diretamente com os E-Jet E2 da Embraer, mantendo ligeira vantagem em relação aos brasileiros no total de pedidos firmes.

A última encomenda confirmada da Airbus ocorreu em abril, quando a Avolon, empresa especializada em leasing, adicionou oito A320neo e um A321neo ao seu portfólio, chegando a marca de 240 aviões encomendados, sendo 45 já entregues. A Avolon recentemente desfez um pedido para o 737 MAX, avaliado em mais de US$ 8 bilhões, tornando ainda mais evidente a liderança do A320neo no mercado, mesmo em tempos de pandemia.

A reação do mercado, para novas encomendas, deverá ocorrer apenas em meados de 2021, quando haverá uma maior consolidação do desempenho do setor de aviação regular. A expectativa é que a retomada da demanda por viagens aéreas comece a apresentar uma reação sólida apenas no ano que vem, mas com uma melhora nos números ocorrendo já no último trimestre de 2020.

aeronave avião Embraer Airbus Boeing 737 MAX A350 E2 A321neo A320neo E-Jet 737 A220 A380 notícia de aviação