Frota multinacional MRTT de Airbus A330 da Otan terá agora dez aeronaves
Por Marcel Cardoso Publicado em 30/03/2023, às 08h38
A Agência de Apoio e Compras da Otan encomendou um Airbus A330 Multi-Role Tanker Transport (MRTT), aumentando a frota multinacional para 10 aeronaves.
🆕 #NATO Support & Procurement Agency @NSPA_NATO formally orders an additional #Airbus #A330 Multi-Role Tanker Transport (MRTT), increasing the Multinational #MRTT Fleet to 10 aircraft. The @A330_MMU recently reached Initial Operational Capability #IOC. 🔗 https://t.co/PD7O1L1WNV pic.twitter.com/GICOXNV7BC
— Airbus Defence (@AirbusDefence) March 28, 2023
O anúncio, feito na terça-feira (28), segue a decisão da Bélgica de aumentar seu número de horas no programa com um adicional de 1.100 horas de voo por ano. A Multinational Multi Role Tanker Transport Fleet (MMF) fornece transporte estratégico, reabastecimento em voo e capacidade de evacuação médica para seis países: Bélgica, República Tcheca, Alemanha, Luxemburgo, Holanda e Noruega.
A Unidade Multinacional MRTT (MMU) já opera sete A330 MRTTs e completou a cerimônia de capacidade operacional inicial no último dia 23. Segundo a Airbus, a capacidade total deverá ser alcançada em meados de 2024.
“Desde a chegada da primeira aeronave em 2020 e, especialmente desde o início da guerra na Ucrânia, o MMF está protegendo a soberania europeia e mostrando suas capacidades como um petroleiro multifuncional,” disse Jean Brice Dumont, chefe de sistemas aéreos militares da Airbus Defense e Espaço.