Exercício Tápio deverá reunir aproximadamente 30 aeronaves do Brasil e dos EUA no Mato Grosso do Sul
Por André Magalhães Publicado em 19/08/2022, às 08h45 - Atualizado às 08h47
A Força Aérea Brasileira (FAB), iniciou nesta semana o Exercício Operacional Tápio, que acontece até 3 de setembro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A manobra militar conta com a presença de militares brasileiros e norte-americanos, em um intercâmbio operacional.
Durante o exercício é previsto que ao menos 30 aeronaves, de dezesseis unidades aéreas da FAB, além da presença de modelos da Guarda Nacional dos EUA, vinda de Nova York e de Idaho, bem como a participação de helicópteros do Exército e da Marinha do Brasil.
Entre as aeronaves da FAB estão presente os caças leves A-29 Super Tucano e o avião de ataque A-1 AMX, os helicópteros H-36 Caracal e H-60L Black Hawk, os aviões de transporte C-130 Hercules, C-105 Amazonas e C-98 Caravan, assim como os aviões de vigilância e alerta aéreo E-99 e R-99.
Já os norte-americanos participam com três helicópteros HH-60G Pave Hawk e um avião de transporte HC-130J Combat King. OS Pave Hawk e os devidos equipamentos serão transportados por aeronaves C-17 Globemaster III, que deverão pousar em Campo Grande amanhã (20)
As operações da Tápio são focadas em quatro objetivos básicos: Ataque, Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate.
"[A operação] também nos capacita para a pronta resposta no emprego em diversas missões que são executadas pela Força”, conclui Clauco Fernando Vieira Rossetto, brigadeiro do ar, diretor do Exercício Tápio e comandanteda base de Campo Grande.
A manobra realizada com militares dos Estados Unidos é vista como uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento entre as forças de ambos os países, mantendo uma doutrina operacional comum. Exercícios entre nações são comuns ao redor do mundo, com o Brasil se destacando na América do Sul.