Novo recorde: An-124 transporta satélite de 55 toneladas

Carga entregue para a SpaceX foi a mais pesada, do setor espacial, já transportada pelo gigante da Antonov

Por Gabriel Benevides Publicado em 15/12/2020, às 10h00 - Atualizado às 11h13

Satélite da Airbus foi o artefato espacial mais pesado já transportado pelo An-124 da Antonov Airlines

Um Antonov An-124 realizou o transporte de um satélite de 55 toneladas para a SpaceX, voando entre Toulouse, na França, e o Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A missão coube a ucraniana Antonov Airlines, divisão de transporte cargueiro do fabricante.

Ainda que tenha sido uma das mais pesadas cargas destinadas a missão espacial, a Antonov Airlines realiza diversos voos para a SpaceX, sendo na maioria das vezes peças de reposição para foguetes da empresa de Elon Musk.

O satélite foi produzido pela Airbus, sendo acondicionado em um contêiner especial, permitindo transportar o artefato com segurança e distante de agentes externos que podem comprometer seu funcionamento no espaço.

Note as dimensões do contêiner do satélite produzido pela Airbus

“Transportamos com segurança nosso maior satélite até agora! Do aeroporto de Biagnac, Toulouse, França, para o aeroporto da NASA. Pesando 55 toneladas, o satélite SpaceX foi transportado em um An-124 em um contêiner especialmente construído pela Airbus”, comentou a Antonov Airlines.

Por se tratar de uma complexa operação foram necessárias mais de cinco horas apenas para os procedimentos de embarque e desembarque da carga, mesmo armazenadas em um contêiner espacial.

Mesmo com An-124 tendo certificação para transportar até 150 toneladas de carga, a Antonov Airlines destacou o fato por este ter sido o maior objeto espacial da história da companhia. Recentemente, outra grande carga ligada ao setor espacial foi embarcada em um avião da empresa, que transportou para a Guiana Francesa, partindo de Moffett, na Califórnia, o maior satélite já produzido pela Lockheed Martin.

A Antonov Airlines é no momento a única operadora comercial a voar com An-124, visto que a russa Volga-Dnepr suspenseu os voos com o modelo após um acidente grave envolvendo um dos aviões da frota no dia 13 de novembro.

aeronave notícias de aviação avião Airbus Acidente SpaceX Antonov An-124 satélite Antonov Airlines Volga-Dnper