Novo avião híbrido da Heart Aerospace foi apresentado

Novo avião híbrido sueco ES-30 terá voo inaugural em 2025 como parte de uma campanha de certificação

Por Micael Rocha Publicado em 13/09/2024, às 07h54

Voo inaugural totalmente elétrico do ES-30 está previsto para o segundo trimestre de 2025 - Divulgação

A sueca Heart Aerospace apresentou o primeiro demonstrador em escala real do ES-30, chamado Heart Experimental 1 (Heart X1), construído na unidade da empresa em Gotemburgo e projetado com foco em ser mais limpo e sustentável.

O demonstrador HX-1, com envergadura de 32 metros, será utilizado inicialmente para testes em solo, incluindo operações de recarga e procedimentos de táxi. O voo inaugural, totalmente elétrico, está previsto para o segundo trimestre de 2025. Paralelamente, a empresa trabalha na construção de um segundo protótipo, o Heart X2, para refinar o design com base nas lições aprendidas com o HX-1.

O projeto ES-30 recebeu financiamento da agência federal de aviação dos Estados Unidos (FAA), que concedeu US$ 4,1 milhões (R$ 23 milhões) para o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de propulsão híbrido-elétrico. A agência sueca de inovação, Vinnova, também ofereceu apoio para promover a colaboração entre governo e indústria no desenvolvimento de novas tecnologias de aviação com emissões zero.


Segundo a empresa, o ES-30 será capaz de transportar trinta passageiros com um alcance elétrico de duzentos quilômetros e um alcance híbrido estendido pelo dobro. A Heart Aerospace espera obter a certificação do modelo até o final da década. 

avião elétrico ES-30 Heart Aerospace aviação sustentável inovação em aviação propulsão híbrido-elétrico aviação com emissões zero voo elétrico

Leia também

Uber adiciona mais um parceiro no desenvolvimento de um veículo aéreo urbano
Diamond Aircraft aperfeiçoa motorização híbrida