AERO Magazine
Busca

Próximo da massificação do transporte aéreo

Uber adiciona mais um parceiro no desenvolvimento de um veículo aéreo urbano

Novo projeto criado pela Jaunt prevê um modelo quase hibrido entre helicóptero e autogiro


A Uber adicionou a Jaunt Air Mobility ao seu projeto de desenvolvimento de um veículo aéreo urbano. O conceito prevê a criação de uma plataforma autônoma capaz de decolar e pousar na vertical, para uso como táxi voador em grandes cidades.

A startup adquiriu os direitos do conceito da Carter Aviation Technologies, que já havia sido selecionada pela Uber em 2017, como um dos seus parceiros originais de veículos Elevate.

A Jaunt se une ao time de parceiros da Uber para o desenvolvimento de veículos urbanos, que inclui a Bell, Aurora Flight Sciences, EmbraerX, Karem Aircraft e Pipistrel.

O conceito da startup é baseado no SR/C, que combina um autogiro e um helicóptero composto. O rotor é acionado para a decolagem e aterrissagem vertical, mas não é alimentado em voo reto-horizontal, quando a sustentação é fornecida por uma asa e a propulsão por um motor dedicado. O rotor é desacelerado em voo para reduzir o arrasto enquanto a asa aumenta a eficiência. Já a menor velocidade das pontas reduz o ruído em comparação com um helicóptero.

Por Santiago Oliver | Imagens: Divulgação
Publicado em 25/06/2019, às 16h00 - Atualizado às 16h23


Mais Notícias