Força aérea dos EUA anunciou que o desenvolvimento do novo Air Force One vai atrasar de novo
Por André Magalhães Publicado em 20/07/2022, às 15h45 - Atualizado às 15h47
A entrega dos novos Air Force One, o famoso avião presidencial dos Estados Unidos, sofreu mais um atraso no cronograma. A data prevista era meados de setembro de 2014, mas agora o primeiro avião será entregue apenas em setembro de 2026, enquanto o segundo exemplar deverá entrar em serviço entre 2027 e 2028.
Os VC-25B, nome oficial do avião, foram adquiridos, em 2018, no governo Trump, após vários anos de estudos no governo anterior. A assinatura do contrato com a Boeing previu a compra e a modificação de dois Boeing 747-8, transformados em aviões de uso presidencial.
"A nova data de entrega objetiva para o Presidential Airlift Group da primeira aeronave é setembro de 2026 e a segunda aeronave é fevereiro de 2027, um atraso de 24 meses em relação às datas contratuais originais", disse a força aérea dos EUA em comunicado.
Entre as alegações do novo atraso está os impactos da pandemia de covid-19, que comprometeu a cadeia de suprimentos e forçou uma redução na força de trabalho, bem como outras questões. A USAF, a força aérea dos Estados Unidos, afirmou que ajustou o cronograma definindo novos limites de prazo. "As novas datas limite são setembro de 2027 para a primeira aeronave e fevereiro de 2028 para o segundo, um atraso de 36 meses", explicou a força aérea.
Os novos VC-25B serão baseados em dois Boeing 747-8 haviam sido construídos para a extinta empresa aérea russa Transaero. Os aviões jamais foram entregues, ficando por vários meses estocados no deserto, aguardando uma definição sobre seus respectivos futuros. Ainda na gestão do presidente Barack Obama as aeronaves foram oferecidas para o governo norte-americano.
A compra só ocorreu por se tratarem de dois aviões exatamente iguais e que jamais haviam sido entregues, sequer saíram dos Estados Unidos. Atualmente, os dois 747-8 passam por um complexo processo de modificação, que inclui a instalação de diversos e modernos sistemas de segurança, sala de reuniões, escritório presidencial, ambulatório médico, entre uma série de itens mantidos em absoluto segredo. Com a transformação completa dos aviões, os Air Force One se tornam uma extensão alada da Casa Branca.
Por ora, os atuais Air Force One, ou VC-25A, ficarão na ativa do transporte precidencial. Os aviões são baseados no Boeing 747-200 e incorporados a missão presidencial em 1990.
Quando anunciou o acordo para o Air Force One, Donald Trump, também revelou as novas cores que seriam pintadas no avião presidencial mais famoso do mundo. O avião levaria as cores básicas bandeira dos Estados Unidos, com destaque o brancas, vermelho e azul escuro. No entanto, em junho deste ano, o atual presidente Joe Biden disse que vai descartar a pintura proposta pelo ex-presidente, mantendo o atual padrão de pintura em azul claro.
"O esquema de pintura de Trump não está sendo considerado porque pode gerar engenharia, tempo e custo adicionais", disse uma fonte da Casa Branca sob condição de anonimato.