Batizado de WindRunner o maior avião do mundo está sendo desenvolvido para o transporte de pás eólicas
Por Micael Rocha Publicado em 22/03/2024, às 12h47
A empresa de tecnologia Radia, sediada no Colorado, nos Estados Unidos, está planejando construir o maior avião do mundo, que poderá ter mais de 108 metros de comprimento e capacidade para transportar grandes pás de turbinas eólicas.
A aeronave, batizada de WindRunner, será desenvolvida para pousar em pistas não-preparadas, construídas próximas as obras de parques eólicos. A ideia é levar de forma rápida e simplificada as enormes pás, que pesam até 36.000 quilos.
Segundo a Radia, o transporte aéreo reduz as dificuldades encontradas no transporte terrestre, onde as grandes dimensões das pás gera uma enorme complexidade na logística. No futuro, a empresa planeja novas turbinas eólicas, com pás de maior desempenho e que serão até 30 metros mais compridas do que as atuais, inviabilizando o transporte como é feito hoje.
A Radia informou que o quadrimotor WindRunner será carregado pelo nariz, como a maioria dos grandes cargueiros civis e militares, mas terá uma carga paga (payload) de apenas 72.575 quilo e alcance limitado em 2.000 quilômetros. Ainda que em tonelagem seja um cargueiro médio, o volume de carga será de 8.200 m3, ou seja, quase sete vezes maior que um C-5 Galaxy, o maior avião de transporte dos Estados Unidos.
Segundo dados preliminares, o WindRunner será o maior avião do mundo em dimensões externas e capacidade volumétrica, tendo quase o dobro do comprimento do Antonov An-124 e do Boeing 747.
Todavia, o projeto não prevê uma aeronave dedicada ao mercado cargueiro, sendo projetado, inclusive em seu desenho básico, para atender a demanda exclusiva do transporte de pás de turbinas eólicas. O conceito segue os cargueiros BelugaXL e Dreamlifter, desenvolvidos pela Airbus e Boeing, respectivamente, para o transporte exclusivo de componentes aeronáuticos e não voltados para o transporte de cargas.
A carga paga do WindRunner, na ordem de 75 toneladas e o alcance de aproximadamente 2.000 quilômetros, é menor do que demanda da maior parte dos transportes cargueiros em aviões de grande porte no mundo, exceto em casos específicos de cargas especiais. Ainda assim, é possível que o interior do avião seja projetado para receber apenas os berços de transporte das pás, sem flexibilidade para outras demandas.
*Colaborou Edmundo Ubiratan