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Gigante experimental

Maior avião do mundo lança protótipo de veículo hipersônico

Stratolaunch lança com sucesso o veículo de teste hipersônico Talon-A a partir do Roc


Talon-A sendo lançado a partir do Roc - Stratolaunch
Talon-A sendo lançado a partir do Roc - Stratolaunch

A Stratolaunch concluiu no sábado (13) com sucesso o teste de lançamento do veículo de teste Talon-A (TA-0) a partir do Roc, o gigantesco avião derivado de dois Boeing 747-400. O voo de teste do Talon foi o décimo primeiro a partir do Roc e a segunda vez que ele foi realizado a partir da base da força espacial de Vandernberg, na Califórnia.

A expectativa é realizar até meados de agosto o primeiro voo hipersônico do TA-1, quando o veículo será capaz de superar a marca de Mach 5 (aproximadamente 6.174 km/h), abrindo caminho para voos especiais de órbita baixa usando o Roc como plataforma de lançamentos.

O voo de testes durou 4 horas e 8 minutos e permitiu demonstrar que o sistema de lançamento Talon-A pode separar de forma limpa e segura a partir do pilone instalado na asa central do Roc. O teste também confirmou a telemetria entre os veículos e os meios de comunicação da base de Vandenberg, garantindo que a coleta de dados ocorrerá durante futuros testes de voo hipersônico.

Roc e Talon-A
Lançamento do Talon-A foi o décimo primeiro feito pela Stratolaunch

"O teste foi excepcional", disse o Dr. Zachary Krevor, diretor executivo e presidente da Stratolaunch. "Foi emocionante ver o lançamento do TA-0 com segurança longe do Roc. Nosso hardware e sistemas de coleta de dados funcionaram conforme o previsto e agora estamos à próximos de alcançar o voo hipersônico."

O objetivo da Stratolaunch é viabilizar o lançamento de cargas espaciais na órbita baixa com baixo custo e maior capacidade. Além disso, o Roc poderá se tornar uma plataforma de testes para futuros aviões hipersônicos, que poderão voar grandes distâncias em velocidades acima dos 6.000 km/h, voando na órbita baixa, reduzindo assim o tempo de viagem, o consumo de combustível e o ruído gerado.

"Também agradecemos à Western Range, da base de Vandenberg, por seu apoio contínuo às nossas operações de teste. Eles nos forneceram várias oportunidades de voo e foram um grande parceiro adaptando-se às nossas várias solicitações de cronograma conforme ajustamos nossa janela de lançamento. Nós estamos ansiosos para trabalhar juntos durante nossas futuras operações de voo hipersônico", disse Krevor.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 14/05/2023, às 14h00


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