JetSmart faz oferta para adquirir companhia aérea colombiana

JetSmart assina acordo para aquisição da Ultra Air, negócio facilitaria entrada da chilena no mercado colombiano

Por Wesley Lichmann Publicado em 17/03/2023, às 12h01

JetSmart possui encomenda para mais de 100 aeronaves da Airbus - Divulgação

Em meio ao processo de homologação na Colômbia, a JetSmart deu início a aquisição da companhia aérea colombiana Ultra Air, informou hoje (17), a empresa chilena.

O acordo prevê a aquisição de 100% das ações da Ultra Air pela JetSmart, que recebeu no ínicio de março aprovação do governo colombiano para operar voos domésticos no país. Nos próximos 30 dias a empresa chilena fará a diligência nos dados da aérea colombiana. 

A Ultra Air manterá suas atividades de forma independente até a conclusão do negócio, que será analisado pelas autoridades regulatórias do país.

"Acreditamos no potencial do mercado colombiano e estamos determinados a contribuir e agregar ao desenvolvimento do turismo e do emprego no país. Vimos as qualidades operacionais e comerciais da Ultra Air e chegamos a um acordo sobre os termos da compra da companhia aérea", comenta Estuardo Ortiz, presidente-executivo da JetSmart. 

A negociação entre as empresas ocorre em meio a suspensão das atividades da Viva, então segunda maior companhia aérea da Colômbia, que se encontra em processo de insolvência após uma tentativa de fusão com o grupo Avianca. 

O controle acionário de uma companhia aérea encurtaria a entrada da JetSmart no mercado doméstico colombiano, o segundo maior da América do Sul e o terceiro maior da América Latina, atrás de Brasil e México.

O projeto de entrada da JetSmart na Colômbia foi apresentado em novembro do ano passado. Em audiência pública, a companhia apresentou seu plano estratégico que consiste em uma frota de 12 aeronaves Airbus A320neo tendo como base principal o aeroporto El Dorado, em Bogotá.

Com sua principal base em Medellín e atuando no modelo de baixo custo, a Ultra Air iniciou suas operações em fevereiro do ano passado. Atualmente, a frota da empresa é composta por cinco aeronaves A320, e atende treze destinos em 15 rotas. A companhia foi fundada em 2020 por William Shawn, ex-CEO da Viva e Interjet. 

Com certificados operacionais que permitem atuar nos mercados domésticos da Argentina, Chile e Peru, a JetSmart opera 76 rotas na América do Sul, além de 16 rotas internacionais, que conectam sete países, incluindo também o Brasil, Colômbia, Uruguai e Paraguai.

A empresa com sede em Santiago do Chile possui em sua frota 24 aeronaves da família A320, além de pedidos para mais 106 jatos da Airbus com entregas programadas até 2030.

 

 

 

 

JetSmart Mercado Colômbia Viva Aerocivil Colombiana Colombiano Ultra Air

Leia também

JetSmart renova sua frota com chegada do quarto A321neo
JetSmart inicia processo para operar na Colômbia