JetSmart assina acordo para aquisição da Ultra Air, negócio facilitaria entrada da chilena no mercado colombiano
Por Wesley Lichmann Publicado em 17/03/2023, às 12h01
Em meio ao processo de homologação na Colômbia, a JetSmart deu início a aquisição da companhia aérea colombiana Ultra Air, informou hoje (17), a empresa chilena.
O acordo prevê a aquisição de 100% das ações da Ultra Air pela JetSmart, que recebeu no ínicio de março aprovação do governo colombiano para operar voos domésticos no país. Nos próximos 30 dias a empresa chilena fará a diligência nos dados da aérea colombiana.
A Ultra Air manterá suas atividades de forma independente até a conclusão do negócio, que será analisado pelas autoridades regulatórias do país.
"Acreditamos no potencial do mercado colombiano e estamos determinados a contribuir e agregar ao desenvolvimento do turismo e do emprego no país. Vimos as qualidades operacionais e comerciais da Ultra Air e chegamos a um acordo sobre os termos da compra da companhia aérea", comenta Estuardo Ortiz, presidente-executivo da JetSmart.
A negociação entre as empresas ocorre em meio a suspensão das atividades da Viva, então segunda maior companhia aérea da Colômbia, que se encontra em processo de insolvência após uma tentativa de fusão com o grupo Avianca.
O controle acionário de uma companhia aérea encurtaria a entrada da JetSmart no mercado doméstico colombiano, o segundo maior da América do Sul e o terceiro maior da América Latina, atrás de Brasil e México.
O projeto de entrada da JetSmart na Colômbia foi apresentado em novembro do ano passado. Em audiência pública, a companhia apresentou seu plano estratégico que consiste em uma frota de 12 aeronaves Airbus A320neo tendo como base principal o aeroporto El Dorado, em Bogotá.
Com sua principal base em Medellín e atuando no modelo de baixo custo, a Ultra Air iniciou suas operações em fevereiro do ano passado. Atualmente, a frota da empresa é composta por cinco aeronaves A320, e atende treze destinos em 15 rotas. A companhia foi fundada em 2020 por William Shawn, ex-CEO da Viva e Interjet.
Com certificados operacionais que permitem atuar nos mercados domésticos da Argentina, Chile e Peru, a JetSmart opera 76 rotas na América do Sul, além de 16 rotas internacionais, que conectam sete países, incluindo também o Brasil, Colômbia, Uruguai e Paraguai.
A empresa com sede em Santiago do Chile possui em sua frota 24 aeronaves da família A320, além de pedidos para mais 106 jatos da Airbus com entregas programadas até 2030.