Demanda por carga aérea cresce 4,1% em agosto

Relatório da IATA indica crescimento de 4,1% na demanda global por carga aérea em agosto

Por Marcel Cardoso Publicado em 30/09/2025, às 10h53

Dados da IATA mostram aumento da demanda global e expansão da capacidade, com destaque para os corredores Europa–Ásia e intra-Ásia - Divulgação DHL

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) informou nesta hoje (30), que a demanda global por carga aérea registrou crescimento de 4,1% em agosto em comparação ao mesmo mês de 2024. Nas operações internacionais, a alta foi de 5,1%.

A oferta de capacidade, mensurada em toneladas-quilômetro disponíveis (ACTK), aumentou 3,7% no período, com avanço de 5,5% nas rotas internacionais.

Fatores de mercado

Segundo Willie Walsh, diretor-geral da IATA, "a demanda de carga aérea cresceu 4,1% em agosto, marcando o sexto mês consecutivo de expansão anual. Os volumes continuam avançando mesmo com mudanças nos padrões do comércio global".

Walsh destacou que o setor tem se beneficiado da migração de mercadorias de alto valor do modal marítimo para o aéreo, como forma de mitigar riscos associados a alterações tarifárias.

"Os padrões de crescimento indicam redirecionamento de fluxos fora da América do Norte, fortalecendo as rotas Europa–Ásia, intra-Ásia, África–Ásia e Oriente Médio–Ásia. Essa adaptabilidade é vital diante das incertezas relacionadas à política tarifária dos Estados Unidos", completou.

Ambiente operacional

O cenário de agosto foi influenciado por três fatores principais:

Desempenho regional

As companhias da América Latina registraram alta de 2,1% na demanda por carga aérea em agosto, enquanto a capacidade expandiu 5% no comparativo anual.

No recorte por corredores de tráfego, os maiores avanços ocorreram nas ligações Europa–Ásia e dentro da Ásia, ambas com crescimento de dois dígitos. Também houve ganhos expressivos nas rotas Oriente Médio–Ásia, América do Norte–Europa e África–Ásia.

Em contrapartida, as conexões Ásia–América do Norte, Oriente Médio–Europa e intra-Europa apresentaram retração.

América Latina carga aérea Iata transporte aéreo comércio internacional aviação de carga demanda global rotas Europa-Ásia ACTK CTK

Leia também

Estudo diz que há matéria-prima suficiente para produzir combustível sustentável de aviação
IATA anuncia nova Country Manager no Brasil