O conglomerado sul-coreano Hyundai Group planeja substituir seu atual Boeing 737 BBJ e avalia versão ainda maior
Por Micael Rocha Publicado em 11/04/2024, às 13h10
A gigante sul-coreana Hyundai Group está planejando adquirir um novo Boeing Business Jet para atender suas necessidades de viagens de longo curso, substituindo o atual BBJ derivado do 737-700.
Além do 737 BBJ, usado há vários anos pela alta direção da Hyundai, a empresa também tem a disposição um Gulfstream G650ER, recém-adquirido, que voa para grande parte do mundo atendendo as necessidades corporativas dos executivos.
Os estudos apontam para um BBJ 737 MAX 8 para substituir o atual 737 BBJ. O novo BBJ derivado do 737 MAX 8 oferece maior área interna, alcance superior e autonomia que pode superar às quinze horas. Além disso, a família 737 MAX está entre os maiores aviões de negócios do mundo, sendo atualmente superando eventualmente por conversões de jatos como os 787, 777 e Airbus A350.
Oficialmente, a gigante sul-coreana não confirmou a aquisição ou qualquer tipo de pedido para o BBJ MAX 8 ou sequer uma data para compra, mas o jornal de economia coreano Aju News informou que houve anúncios de recrutamento para pilotos com experiência em comando superior as 7.000 horas.
A Hyundai é um dos maiores conglomerados empresariais da Coreia do Sul, atuando desde a produção de automóveis até a construção de navios, maquinário pesado, e passando ainda por setores como seguros, entre outros.
O BBJ 737 MAX 8 é derivado diretor do 737 MAX 8 convertido para transporte executivo da categoria corporativa, contando com uma ampla área interna, com opção de diversas zonas de cabine, incluindo escritório, suíte, sala de jantar, entre outros. O alcance de 12.220km permite voar, por exemplo, entre São Paulo e Nova York sem escalas, com autonomia de quinze horas e capacidade para até dezenove passageiros, dependendo da configuração escolhida pelo comprador.
Já o atual avião de longo curso que serve à holding é um Boeing 737-700 BBJ, de matrícula HL8290 (número serial 41375), possui onze anos de idade e acomoda até dezessete pessoas em configuração VIP. A aeronave foi operada desde nova pelo grupo Hyundai.
O 737 BBJ é amplamente utilizado por grandes corporações e por Chefes de Estado, graças a ampla cabine e capacidade de voar diversas rotas transcontinentais sem escala.
Os aviões de negócios derivados de modelos comerciais, como a família BBJ e ACJ (Airbus Corporate Jets) são destinados ao público chamado de VVIP? Ou seja, Pessoa Muito, Muito Importante. A distinção com duplo V é uma alusão aos principais usuários, como Chefes de Estado, membros da realeza e presidentes de grandes bancos e corporações.