Governo holandês anunciou que entregará 18 caças F-16 à Ucrânia, para apoiar as batalhas contra a Rússia
Por Wesley Lichmann Publicado em 22/12/2023, às 17h30
O governo holandês anunciou hoje (22), que está preparando a entrega de dezoito caças F-16 à Ucrânia, conforme anunciado no início deste ano, para apoiar as batalhas contra a invasão russa.
O plano de fornecimento dos F-16 para a Ucrânia foi divulgado em uma carta enviada ao congresso pela ministra de defesa holandesa, Kajsa Ollongren. O envio dos caças necessita de uma licença especial para exportação de tecnlogia e equipamento militar.
Em comunicado, Ollongren disse que a entrega dos F-16 "é de grande importância porque parece não haver fim à vista para a agressão contínua da Rússia. O apoio holandês à Ucrânia continuará, portanto, inabalável".
O primeiro ministro interino holandês, Mark Rutte, comunicou a decisão ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Kiev agradeceu a decisão e está se preparando para receber os aviões produzidos nos Estados Unidos.
A transferência dos jatos recebeu o sinal verde dos Estados Unidos em setembro passado, quando o Pentágono divulgou o início dos treinamentos de pilotos ucranianos para o F-16.
Pilotos, mecânicos e toda a infraestrutura ucraniana devem se adequar a critérios específicos, para que as entregas sejam efetivadas. Antes da transferência, os aviões passarão por uma minuciosa inspeção, se necessário, modificações serão realizadas.
No mês passado, caças do mesmo modelo foram enviados para um centro de treinamento e formação inaugurado no Sudeste da Romênia, visando aprimorar e melhorar as operações militares dos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Instrutores da fabricante Lockheed Martin serão responsáveis pela instrução e manutenção dos F-16 na base aérea romena.