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Tentativa de contato

Cessna Citation caiu após ser interceptado por caças F-16

Caças F-16 foram acionados para interceptar um Cessna Citation que não respondia chamados e voa rumo a cidade de Washington, D.C


Pilotos dos F-16 tentaram contato com o Citation até a queda da aeronave - USAF
Pilotos dos F-16 tentaram contato com o Citation até a queda da aeronave - USAF

Um Cessna Citation 560 caiu logo após ter sido interceptado por caças F-16, nos Estados Unidos. Os aviões de combate foram acionado para interceptar o jato de negócios que não respondia os chamados do controle e voava em direção a área restrita de Washington, D.C.

Após o acompanhamento dos caças, o jato caiu em uma região montanhosa próxima do Condado de Augusta, na Virgínia. O avião pertence ao executivo John Rumpel, que falou ao jornal The New York Times, afirmando que a bordo estavam sua filha, sua neta e a babá. Uma das possibilidades levantadas é hipóxia, ou seja, falta de oxigênio, causando inconciência de todos. 

A causa ainda deverá ser apurada, assim como o que realmente causou a perda de contato e na sequência a queda do avião.

"Um Cessna Citation caiu em um terreno montanhoso em uma área pouco povoada do sudoeste da Virgínia por volta das 15h, horário local, em 4 de junho. A aeronave decolou do Aeroporto Municipal de Elizabethton, em Elizabethton, Tennessee, com destino ao Aeroporto Long Island MacArthur, em Nova York", publicou a FAA, a agência de aviação civil dos EUA em nota.

Os F-16, da 121ª Ala de Caça, romperam a barreira do som sobre áreas povoadas, o que gerou sustos na população que relataram fortes estrondos.

O Citation 560 caiu perto da Floresta Nacional de George Washington, na Virgínia. As autoridades de aviação emitiram uma nota informando que uma investigação será conduzida e coordenada pelo NTSB, a agência de investigação de acidentes dos Estados Unidos, para devidas apurações.

De acordo com a nota emitida pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD, na sigla em inglês), os caças "tentaram estabelecer contato com o piloto até que a aeronave caiu". Na nota não foi mencionado o abate do jato pelos F-16. Uma das possibilidades é que o avião tenha tido uma despressurização que incapacitou os pilotos.

Também foi relatado que os aviões de combate lançaram sinalizadores Flares "na tentativa de chamar a atenção do piloto".

Confira a nota oficial do NORAD na íntegra

"Em coordenação com a Federal Aviation Administration, o caça F-16 do NORAD [foi acionado após] uma aeronave Cessna 560 Citation V que não respondia sobre Washington, DC e norte da Virgínia em 4 de junho de 2023.

As aeronaves do NORAD foram autorizadas a voar em velocidades supersônicas e um estrondo sônico pode ter sido ouvido por moradores da região.

Durante este evento, a aeronave do NORAD também usou sinalizadores – que podem ter sido visíveis ao público – na tentativa de chamar a atenção do piloto. Os sinalizadores são empregados com a maior consideração pela segurança da aeronave interceptada e das pessoas no solo. Os sinalizadores queimam rápida e completamente e não há perigo para as pessoas no solo quando disparados.

A aeronave civil foi interceptada aproximadamente às 15h20, horário do leste. O piloto não respondeu e o Cessna posteriormente caiu perto da Floresta Nacional de George Washington, na Virgínia. O NORAD tentou estabelecer contato com o piloto até que a queda da aeronave".

Por André Magalhães
Publicado em 05/06/2023, às 13h45


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