Antes de perder contato com o controle aéreo, o piloto do helicóptero relatou mau tempo
Por André Magalhães Publicado em 03/03/2022, às 10h00
Um helicóptero de resgate IAR-330 Puma da Romênia caiu nessa quarta-feira (2/3), matando sete pessoas a bordo. A aeronave havia decolado para procurar um caça MiG-21 Lancer, do mesmo país, que havia desaparecido dos radares enquanto sobrevoava uma área perto do mar negro.
De acordo como Ministério da Defesa da Romênia, o helicóptero decolou da base aérea de Mihail Kogălniceanu, na costa do mar negro. O comunicado oficial relatou que o contato foi perdido após o piloto da aeronave relatar mau tempo.
Sobre o caça desaparecido, o comunicado da defesa do país informou que a aeronave estava realizando um treinamento de rotina no começo da noite. Em outro nota, a defesa confirmou a morte do piloto do MiG-21 Lancer.
Uma investigação já está em andamento pelas autoridades competentes. No entanto, um ataque hostil parece não estar sendo cogitado.
Nesta semana, caças MiG-21 romenos escoltaram um caça Su-27 Flanker ucraniano que havia ido para a Romênia na semana passada. Na ocasião, o avião da Ucrânia foi escoltado até uma base aérea no país, e tanto a aeronave quanto o piloto ficaram sob responsabilidade dos romenos até ontem (2/3).
Vale ressaltar que um intenso conflito está acontecendo na Ucrânia, devido a invasão da Rússia na quinta-feira passada (24/2). A Romênia é uma nação da aliança militar da Otan e tem recebido militares e equipamentos de países ocidentais, assim como a Polônia, Lituânia, Estônia e Letônia.