Futuro e moderno caça sul-coreano fará seu voo inaugural em breve

Coreia do Sul é um dos poucos países que estão desenvolvendo aeronaves de combate de próxima geração

Por André Magalhães Publicado em 23/02/2022, às 13h20

KAI KF-21 vai ter as mais modernas tecnologias da atualidade - KAI

A empresa sul-coreana Korea Aerospace Industries (KAI) anunciou que o primeiro voo de seu moderno caça KF-21 Borame está programado para acontecer em julho deste ano.

A empresa ainda relatou que a Equipe de Teste Combinados (CTT) vai operar seis unidades testes do futuro avião militar da Coreia do Sul. Os ensaios devem ocorrer até junho e irão permitir coletar uma série de dados para o primeiro voo.

O avião de combate é uma aposta do governo sul-coreano em criar uma aeronave avançada, com capacidades próximas dos modelos de quinta geração, o que mostra a autonomia e capacidade tecnológica do pequeno país.

No entanto, a Coreia do Sul não descarta o uso de equipamentos estrangeiros, tendo em vista a operação de caças norte-americanos F-15K e os furtivos F-35A.

O KF-21 dispõe das mais modernas tecnologias da atualidade, por exemplo: o uso de um radar de varredura eletrônica (AESA), equipamentos voltados para a guerra eletrônica (EW), rastreamento infravermelho (IRST) e pod de direcionamento ótico (EO TGP). A maior parte das tecnologias eletrônicas foram desenvolvidas localmente, apoiadas pela grande capacidade intelectual da Coreia do Sul.

Linha de montagem do KF-21 está à todo o vapor - KAI

 

O caça é de geração 4º plus (a mesma dos F-39 Gripen do Brasil). O avião poderá antingir Mach 1,81 (aproximadamente 2.230 km/h) e ter uma carga útil máxima de 7.700 quilos. O KF-21 se destaca por agregar uma série de conceitos e tecnologias que podem permitir uma versão aperfeiçoada de quinta geração.

“Graças à grande parceria e colaboração da indústria, universidade e instituto, pudemos lançar a montagem final na crise da covid-19. Não há outro caminho senão o sucesso. Teremos sucesso no KF-X e contribuiremos para a indústria de aviação coreana e a economia nacional”, disse Ahn Hyun Ho, CEO da KAI.

A montagem do primeiro KF-21 já está em fase final e os testes de certificação necessários para a futura aeronave deverão ser concluídos em 2026.

Além da Coreia do Sul, outros países estão no desenvolviemento de aeronaves de próxima geração, como: o Reino Unido, França, Japão e Turquia.

aeronave notícias de aviação avião aviação Caça Coreia do Sul KAI primeiro voo KF-21 voo inaugural sul-coreano

Leia também

Coreia do Sul apresentou o seu primeiro caça supersônico
Saab avança no desenvolvimento do substituto do Gripen