Data marca o fim da Segunda Guerra Mundial e cerimônia homenageou os militares brasileiros mortos no conflito mundial
Redação Publicado em 10/05/2023, às 09h05
No dia 8 de maio, foi comemorado o Dia da Vitória, quando foi celebrado o fim da Segunda Guerra Mundial. Militares da FAB, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro realizaram uma cerimônia especial no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro.
O evento teve a presença do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, dos comandantes das forças armadas e de veteranos que lutaram na Segunda Guerra Mundial.
Durante o evento caças F-5M sobrevoram o local e houve uma salva-fúnebre de quinze tiros e desfile de veículos históricos.
Além disso, a cerimônia contou com a entrega da Medalha da Vitória, que homenageia todos aqueles que contribuíram para a difusão dos feitos dos ex-combatentes durante a Segunda Guerra Mundial, ou que tenham participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do Brasil, integrado missões de paz, prestado serviços relevantes ao país, ou ainda apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.
O Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial homenageia os 467 soldados brasileiros mortos em combate na Itália, além de nomear os 2.236 heróis da Marinha de Guerra, Marinha Mercante e do Exército Brasileiro.
A participação do Brasil na Segunda Grande Guerra contou com a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB), da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha. No cenário aéreo, destacaram-se os pilotos do 1º Grupo de Aviação de Caça com seus P-47 Thunderbolt.
Os aviaodores brasileros realizaram algumas missões que ajudaram a barrar a frente inimiga na Itália. A principal delas ocorreu no dia 22 de abril de 1945, quando os pilotos brasileiros cumpriram 44 surtidas em apenas um dia. Este evento ficou registrado na historia da FAB, sendo a data escolhida para comemorar o Dia da Aviação de Caça.