AERO Magazine
Busca

Tradição

Cerimônia celebra o Dia da Aviação de Caça

Data especial remete a ousada missão de pilotos brasileiros durante a II Guerra Mundial


Cerimônia ocorre tradicionalmente na histórica base aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro - FAB
Cerimônia ocorre tradicionalmente na histórica base aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro - FAB

A base aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, foi palco de uma cerimônia na sexta-feira (21), alusiva aos 78 anos da Aviação de Caça do Brasil, celebrada oficialmente no dia 22 de abril.

O dia foi marcado por homenagens aos veteranos, atuais e ex-íntegrantes do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, bem como pelo desfile aéreo com os novos caças da Força Aérea Brasileira. 

A solenidade reniu militares do alto comando da força aérea, como o comandante da aeronáutica tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, o comandante de preparo, tenente-brigadeiro Sergio Roberto de Almeida, dentre outros oficiais e militares da reserva.

Em solo, foram feitas homenagens aos nove brasileiros mortos na Segunda Guerra Mundial. Ainda houve um desfile de militares da ativa e ex-membros do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, ao som da canção "Carnaval em Veneza".

“Hoje é um dia no qual todos nós somos Jambocks. Parabéns aos integrantes da aguerrida Aviação de Caça! Parabéns, Força Aérea Brasileira! Senta a Púa! Brasil!", ressaltou o comandante da aeronáutica. 

Desfile Aéreo:

A presença dos principais aviões de caça da FAB também foi destaque, em especial aos dois F-39E, já equipados com o sensor de busca infravermelho IRST.

As novas aeronaves realizaram passagens em formação com os F-5M Tiger. Também participaram da ocasião os A-1M AMX e os A-29 Super Tucano.

Data Histórica:

No dia 22 de abril de 1945, no ceús da Itália, os pilotos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça realizaram o recorde de 44 missões em um único dia, abordo dos lendários caças P-47 Thunderbolt. A ousada operação rendeu a esta data como o Dia da Aviação de Caça brasileira.

Ao longo da história, outros modelos de aviões de combate se destacaram na FAB, como: o jato inglês Gloster Meteor, o norte-americano Lockheed F-80, o supersônico francês Mirage III, o também norte-americno F-5, o italiano construído sob licença no Brasil AT-26 Xavante, o ítalo-brasileiro A-1 AMX, o brasileiro A-29 Super Tucano, o francês Mirage 2000 e, por fim, o F-39E (em início operacional).

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 25/04/2023, às 09h10


Mais Notícias